Palestino vencedor do Oscar é linchado por colonos israelenses e preso

O cineasta palestino Hamdan Ballal, um dos diretores do documentário “Sem Chão”, vencedor do Oscar, foi linchado por colonos israelenses e posteriormente detido por militares das Forças de Defesa de Israel (FDI) na Cisjordânia ocupada. As informações foram divulgadas pelo jornal israelense “Haaretz” nesta segunda-feira (24).

O ataque ocorreu nas proximidades do assentamento israelense de Susya, onde Ballal e outros ativistas estavam presentes. Segundo Yuval Abraham, jornalista israelense e co-diretor do documentário, Ballal foi violentamente agredido por colonos e retirado de uma ambulância por soldados enquanto recebia atendimento médico. “Ele tinha ferimentos na cabeça e na barriga e estava sangrando”, afirmou Abraham.

Testemunhas relataram à Associated Press que um grupo de 10 a 20 colonos mascarados atacou Ballal e outros ativistas judeus pró-palestinos com pedras e bastões, além de depredar seus veículos. “Não sabemos onde Hamdan está porque ele foi levado vendado”, disse o ativista Josh Kimelman.

A deputada brasileira Jandira Feghali (PCdoB-RJ) repudiou o ocorrido: “É um horror que Hamdan Ballal, co-diretor do documentário vencedor do Oscar ‘No Other Land’, que denunciou a destruição de sua comunidade em Masafer Yatta, agora seja vítima da mesma violência que expôs ao mundo. Exigimos sua libertação imediata e o fim das agressões contra o povo palestino.”

Crescente violência na Cisjordânia

Desde o início do ano, após o fim de uma curta trégua entre Israel e o Hamas, em Gaza, os conflitos se expandiram para a Cisjordânia (que não é governada pelo Hamas) e se intensificaram. Israel tem conduzido grandes operações militares, alegando combate a grupos terroristas. No entanto, milhares de palestinos foram deslocados, e infraestruturas inteiras foram destruídas. Em janeiro, tanques de guerra israelenses entraram na cidade de Jenin pela primeira vez em mais de 20 anos.

Atualmente, existem mais de 140 assentamentos israelenses na Cisjordânia e em Jerusalém Oriental, abrigando cerca de 450 mil colonos. Embora a presença dessas comunidades seja considerada ilegal pelo direito internacional, Israel continua a expandi-las.

“Sem Chão” e a luta de Masafer Yatta

O documentário “Sem Chão” retrata a vida dos moradores de Masafer Yatta, região palestina que sofre constantes ataques e expulsões por parte das FDI, o exército israelense. O filme tem direção conjunta de dois palestinos, Hamdan Ballal e Basel Adra, e dois israelenses, Yuval Abraham e Rachel Szor.

Nos anos 1980, Israel designou Masafer Yatta como uma zona de treinamento militar e ordenou a remoção de seus moradores, majoritariamente beduínos árabes. Atualmente, cerca de 1.000 pessoas ainda residem na região, mas enfrentam a constante destruição de casas, tendas e plantações.

A situação de Hamdan Ballal permanece incerta, e grupos de direitos humanos exigem sua libertação imediata. As FDI afirmaram que estão investigando o caso, mas não forneceram detalhes adicionais.

O post Palestino vencedor do Oscar é linchado por colonos israelenses e preso apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.