Diretor de documentário vencedor do Oscar é linchado e sequestrado por soldados de Israel, diz co-diretor

Um dos diretores do documentário No Other Land (Sem Chão em tradução livre), vencedor do Oscar de 2025, Hamdan Ballal, está desaparecido após ser linchado por soldados de Israel. A denúncia foi feita por Yuval Abraham, outro diretor do filme.

De acordo com Yuval, Hamdan foi atacado por “colonizadores” de Israel. Ele relatou que o diretor teve ferimentos no estômago.

“Um grupo de colonizadores acabou de linchar Hamdan Ballal, co-diretor do nosso filme Sem Chão. Eles o espancaram e ele ficou com ferimentos na cabeça e no estômago, sangrando. Os soldados invadiram a ambulância que ele chamou e o levaram. Nenhum sinal dele desde então”, disse.

Yuval é jornalista e cobre o conflito entre Israel e a Palestina. Ele dirigiu o documentário ao lado de Ballal, Rachel Szor e Basel Adra.

O filme começa por volta de 2009, com filmagens de demolições coordenadas pelo exército israelense na comunidade de Masafer Yatta, no Sul da Cisjordânia, um conjunto de pequenas aldeias palestinas que sofrem pressão violenta das forças ocupadoras para deixar o local, onde muitas das famílias dos moradores vivem há mais de século.

A produção se destacou ao vencer o Oscar de Melhor Documentário em 2025.

Leia também

Histórico! Brasil vence Oscar de Melhor Filme Internacional com “Ainda Estou Aqui”

O post Diretor de documentário vencedor do Oscar é linchado e sequestrado por soldados de Israel, diz co-diretor apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.