A Prefeitura de São José está promovendo uma transformação significativa na mobilidade urbana do município por meio da construção do anel viário interno. A obra, considerada uma das principais iniciativas da atual administração, visa desafogar o trânsito da BR-101 e melhorar o fluxo viário nas áreas mais congestionadas da cidade. O avanço na mobilidade urbana é uma das conquistas celebradas no aniversário de 275 anos de São José.
O anel viário interno, iniciado em 2021, é composto por sete obras distintas, que somam cerca de seis quilômetros de novas avenidas. O projeto recebe investimentos estimados em R$ 200 milhões, provenientes de recursos próprios e convênios com o Governo do Estado, dos quais R$ 90 milhões já foram aplicados. As melhorias incluem obras de drenagem, instalação de galerias de águas pluviais, meios-fios, ciclofaixas, passeios e pavimentação asfáltica.
De acordo com o prefeito Orvino Coelho de Ávila, o anel viário representa um avanço fundamental para a infraestrutura da cidade. Estamos realizando um investimento estratégico que trará benefícios tanto para a mobilidade urbana quanto para o desenvolvimento econômico e social de São José. A ideia é oferecer alternativas de tráfego e reduzir os pontos críticos de congestionamento, afirmou o prefeito.
O secretário de Infraestrutura, Nardi Arruda, destaca que o sistema viário cria um novo eixo de desenvolvimento para a cidade. Essas novas avenidas encurtam distâncias e promovem a integração das regiões Norte e Sul de São José. É uma obra que, sem dúvida, marcará uma nova era para a mobilidade urbana do município, explicou o secretário.
O anel viário interno abrange um total de seis quilômetros de novas avenidas em São José, algo que não era feito há mais de 12 anos. A última avenida aberta em São José foi a Avenida (das Torres) Osvaldo José do Amaral, relata o secretário.
Planejamento para o futuro
A Prefeitura já estuda novos projetos para complementar o anel viário e continuar melhorando a infraestrutura da cidade. A expectativa é que, com essas obras, a mobilidade urbana seja facilitada, promovendo qualidade de vida e crescimento econômico sustentável para a região.
Uma das primeiras será uma interligação da nova avenida de Ligação dos loteamentos Nova São José, Portal da Colina e o Distrito Industrial do Lisboa com a Rua Vidal Vicente de Andrade: Prevista para melhorar o fluxo de trânsito na região do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Praianos e Avenida Prefeito Gervásio José da Silva.
Também está prevista a próxima etapa da Beira-Rio Forquilhas, que depende da realocação das famílias do Loteamento Benjamin para um loteamento habitacional de interesse social que já foi adquirido pela Prefeitura e está em obra. Com cerca de dois quilômetros, esse trecho completará o binário. Ao todo, a avenida representa um investimento de R$ 57 milhões, em convênio com o Governo do Estado.
Outro trecho em planejamento é a via que ligará a BR-101 a Beira-Rio com 1,8 quilômetro. O projeto, que foi elaborado e doado pela Engera e MRV Engenharia, iniciará na BR-101, próximo a Intelbras, servirá de conexão da Rua Governador Aderbal Ramos da Silva com a rodovia SC-281, além de uma melhoria na via existente que conecta as ruas Senador Carlos Gomes de Oliveira e Governador Aderbal Ramos da Silva.
O viaduto será construído na atual interseção entre a SC-281 com as ruas Luiz Fagundes e Senador Carlos Gomes de Oliveira. A administração municipal já solicitou ao Governo do Estado o apoio financeiro para a obra e pretende conversar com o Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (Fonplata) para um possível investimento na obra. Vamos agora buscar os recursos, conversar com os governos do Estado e Federal. O Município vem fazendo além de sua parte, ali é uma rodovia estadual e um trecho federal, estamos agora com os projetos prontos e precisamos dos recursos, destacou o vice-prefeito Michel Schlemper.
Beira-Mar de Barreiros
Paralelo ao anel viário interno, a Prefeitura está otimista com a construção da Avenida Beira-Mar de Barreiros. São José já recebeu Licenciamento Ambiental Prévio (LAP) e se prepara para lançar as licitações públicas internacionais (LPI) para construção da obra. Para realizar o empreendimento, o Fonplata assegurou um financiamento de US$ 43,2 milhões, com uma contrapartida de US$ 10,8 milhões.
Com cerca de 3,7 quilômetros de extensão, a Beira-Mar de Barreiros também abrange intervenções na drenagem e a construção de um complexo de lazer, esporte e cultura. O projeto prevê ainda a melhoria de 2,8 quilômetros de vias de acesso à futura via. A futura avenida vai iniciar no limite com Florianópolis, no Rio Büchler, até a ligação com a BR-101, no Rio Três Henriques, em São José.
Obras estratégicas:
- Revitalização de vias de acesso à Avenida das Torres: Foram reforçadas as bases e pavimentadas as ruas Hamilton Ferreira, Itália e Maria de Oliveira, nos bairros Serraria e Areias;
- Avenida José Manoel Florêncio: Conecta a Avenida Osvaldo José do Amaral (Avenida das Torres), em Areias, à Rua João José Martins, em Potecas;
- Rótula no entroncamento da Rua Acelino Pereira com a Rua João José Martins: Localizada no bairro Potecas, facilita a fluidez do tráfego na região;
- Avenida Prefeito Germano João Vieira e ponte sobre o Rio Forquilhas: Interliga os loteamentos Recanto da Natureza, Vista Alegre e Lisboa 1, em Forquilhas;
- Avenida Prefeito Gervásio José da Silva (Beira-Rio Forquilhas): O trecho 2 dessa avenida conecta a Rua Antônio Jovita Duarte com a rodovia estadual SC-281, atravessando diversos bairros como Forquilhas, Forquilhinha, Potecas e Sertão do Maruim;
- Avenida de Ligação dos loteamentos Nova São José, Portal da Colina e o Distrito Industrial do Lisboa: Com 700 metros de extensão, a via conta com quatro pistas, ciclovias e iluminação pública, conectando bairros residenciais à área industrial;
- Interligação da nova avenida com a Rua Vidal Vicente de Andrade: Prevista para melhorar o fluxo de trânsito na região do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Os Praianos e Avenida Prefeito Gervásio José da Silva.