IMA lança novas placas de balneabilidade com inclusão de QR Codes para facilitar acesso à informação

O Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) inicia nesta quarta-feira, 26, a instalação das novas placas de balneabilidade que trazem no layout QR Codes que direcionam para mais informações. Dessa forma, além dos adesivos de “próprio” e “impróprio”, que já são trocados manualmente, a placa também contará com o ?QR Code para direcionar o usuário ao site da balneabilidade (balneabilidade.ima.sc.gov.br) e, também, o QR Code para o aplicativo CBMSC Cidadão, do Corpo de Bombeiros, com informações voltadas à segurança e acessibilidade.

A presidente do IMA, Sheila Meirelles, explica que o QR Code é uma ferramenta adicional para garantir que o cidadão tenha acesso rápido ao site da balneabilidade, onde os resultados são atualizados de forma instantânea. “A utilização do QR Code é uma inovação que já está sendo testada por outros estados brasileiros com o objetivo de tornar o acesso às informações mais dinâmico e rápido ao permitir que o banhista possa verificar a qualidade da água quase em tempo real”, explica Sheila.

Cronograma de instalação

A malha amostral da balneabilidade contém 238 pontos de monitoramento. Durante a Estação Verão, em 82 pontos a amostragem é realizada mais de uma vez na semana, como é o caso de alguns pontos de Governador Celso Ramos, Penha, Navegantes, Itajaí, Itapema, Porto Belo e Bombinhas, onde as coletas são realizadas duas vezes por semana. Já na praia central de Balneário Camboriú e nas praias do Norte de Florianópolis, a coleta ocorre três vezes por semana.

Dessa forma, o cronograma de instalação das novas placas iniciará nas praias e balneários onde as coletas ocorrem mais de uma vez por semana, pois são locais onde a necessidade de atualização da informação precisa ser mais rápida. É importante ressaltar que os adesivos de próprio e impróprio serão mantidos.

“Prezamos pela transparência na divulgação dos dados e, por isso, queremos garantir que o usuário tenha acesso à página eletrônica, seja criando o hábito de visitar o site de balneabilidade em casa, antes do deslocamento à praia, seja pela experiência de estar atualizado através da leitura do QR Code no local”, reforça o diretor de Controle, Passivos e Qualidade Ambiental, Diego Hemkemeier Silva.

A equipe está realizando as instalações em praias ao Norte de Florianópolis, como Ingleses, Canasvieiras e Ponta das Canas, e ao longo dos próximos dias e durante o mês de março o cronograma de instalação seguirá avançando para os demais pontos monitorados.

Vandalismo à sinalização

Ao longo dos anos, o IMA já se deparou com diversos episódios de vandalismo, onde adesivos fraudulentos foram sobrepostos aos oficiais, ou a placa, em sua totalidade, foi arrancada do local. Essa realidade gera deficiência da informação, além de gastos com manutenção.

“Nesse ponto, a tecnologia também será uma grande aliada, pois não há como fraudar a informação do site oficial da balneabilidade, que é gerada pelo laboratório cerca de 24 horas após a coleta e é automaticamente atualizada no mapa do site”, comenta o diretor.

Atos de vandalismo e a subtração da sinalização são crimes ambientais previstos na Lei nº 9.605/98, pois omitem uma informação de utilidade pública que tem o objetivo de zelar pela saúde dos usuários. Medidas como a inclusão do QR Code e o reforço de que o usuário visite o site de balneabilidade antes de se deslocar para a praia também visam à proteção dos banhistas e demonstram o compromisso do IMA de trabalhar continuamente para aprimorar os canais de comunicação e minimizar esses incidentes que prejudicam o acesso à informação de qualidade.

Sobre o Programa de Balneabilidade

O Programa de Balneabilidade é realizado pelo laboratório do IMA há quase 50 anos e é um trabalho consolidado e reconhecido por sua transparência e ampla divulgação de dados. O amplo monitoramento fornece dados históricos de cada ponto amostrado com todas as informações disponíveis no site da balneabilidade, onde o acesso à informação de qualidade é garantido a todos os cidadãos.

O Estado é referência nacional no monitoramento de balneabilidade e possui a segunda maior rede de pontos de coleta no Brasil. Ainda, realiza o maior número de análises durante a temporada de verão, uma atuação que reafirma o compromisso técnico e institucional do IMA com a saúde pública, o meio ambiente e o cumprimento integral da legislação vigente.

Divulgação

O Programa de Monitoramento de Balneabilidade do IMA segue um cronograma prévio provendo transparência e publicidade ao processo. Dessa forma, todo cidadão pode acompanhar quando haverá a coleta em determinado ponto.

À medida que as análises vão sendo concluídas pelo laboratório do IMA, o resultado do ponto é atualizado automaticamente e pode ser conferido no mapa do site e no aplicativo Praia Segura do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC).

Para acompanhar os resultados das coletas, basta clicar nas bandeirinhas do ponto de interesse e conferir no mapa do site o status da propriedade da praia e a data da última coleta realizada no local.

O site também possui o menu histórico, um espaço de pesquisa onde é possível acessar datas, horários, condições do vento, maré, entre outras informações que são registradas no momento da coleta e os resultados da condição própria ou imprópria de cada ponto amostrado.

De outubro a março, o IMA realiza o monitoramento da balneabilidade das praias catarinenses semanalmente e, às sextas-feiras, divulga um release com o balanço da semana. Já entre os meses de abril e setembro, a pesquisa e a divulgação são mensais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.