Prefeitura vistoria área e encontra novo descarte irregular de lixo em Aparecida; veja vídeo

Menos de uma semana após a limpeza de um ponto de descarte irregular no setor Buriti Sereno, em Aparecida de Goiânia, a área voltou a ser tomada por lixo e entulho. Na manhã desta quinta-feira, 20, o prefeito Leandro Vilela esteve no local para uma vistoria e criticou a reincidência do problema. A prefeitura estima que gasta mais de R$ 1,5 milhão por mês apenas com a remoção de resíduos despejados de forma clandestina, valor que poderia ser investido em outras áreas como saúde e educação.

“A Prefeitura limpou aqui há poucos dias e já jogaram lixo de novo. Tem isopor, gesso, tijolos, tudo indicando que são empresas que estão descartando de forma errada. Precisamos da ajuda da população. Quem ver, denuncie. Anote a placa, o nome da empresa, para podermos aplicar multa e tomar as providências”, declarou Vilela.

Veja vídeo do local:

A Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SDU) informou que Aparecida de Goiânia possui mais de 40 pontos de descarte clandestino, dos quais 30 já foram limpos. No entanto, a maioria voltou a receber lixo e entulho pouco tempo depois. No caso do setor Buriti Sereno, a prefeitura flagrou cinco despejos ilegais somente nas últimas semanas. Durante a ação mais recente da Operação Aparecida Limpa, realizada na Avenida Princesa Isabel, foram retiradas 775 toneladas de entulho.

A Operação Aparecida Limpa, como já noticiado pelo Jornal Opção, percorreu diversas regiões da cidade, incluindo Jardim Luz, Parque Trindade, Parque Flamboyant, Avenida Anápolis, Nova Brasília, Avenida Barão do Rio Branco e Jardim Ibirapuera. A ação visa eliminar pontos de descarte irregular de lixo e entulho, mas a reincidência do problema em áreas recentemente limpas tem gerado preocupação. 

Em entrevista anterior ao Jornal Opção, o secretário de Desenvolvimento Urbano, Wagner Siqueira, enfatizou que o apoio dos moradores é essencial para o sucesso da operação. “A gente está conclamando a população a nos ajudar”, afirmou. Ele explicou que o descarte inadequado, especialmente fora dos dias corretos, compromete a limpeza da cidade, pois o lixo se acumula e se espalha antes da coleta. Além disso, segundo ele, é fundamental que os moradores sigam as diretrizes de descarte e utilizem lixeiras apropriadas para manter a cidade organizada, evitando problemas como a proliferação de mosquitos, baratas e ratos.

Desde o início da nova gestão, a prefeitura já retirou 38,6 mil toneladas de lixo e 13 mil toneladas de entulho das ruas de Aparecida. Para isso, a operação conta com cinco pás carregadeiras, cinco bobcats, 20 caminhões e equipes especializadas. Mesmo assim, sem a cooperação da população, o problema persiste.

Diante da reincidência de casos como o do Buriti Sereno, a prefeitura reforça a importância das denúncias para identificar e punir os responsáveis. “Estamos fazendo nossa parte, mas precisamos da colaboração da população. Não jogue lixo em áreas irregulares e denuncie quem fizer”, concluiu Vilela.

Os moradores podem denunciar o descarte irregular de lixo pelos telefones (62) 3238-7243, (62) 98459-1661 ou diretamente para a Guarda Civil Municipal pelo número 153.

Leia também:

Distrito de Goiânia sofre com infestação de ratos e carrapatos em posto de saúde; veja vídeo

Cargos comissionados não devem impactar orçamento da Assembleia Legislativa de Goiás

O post Prefeitura vistoria área e encontra novo descarte irregular de lixo em Aparecida; veja vídeo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.