Conheça o engenheiro que inventou o ar condicionado

Aos 25 anos, o engenheiro Willis Carrier criou algo inovador que mudaria o mundo no século XX e, no século seguinte, se tornaria um item de sobrevivência. Em Nova York, durante um verão úmido, o engenheiro elétrico desenhou o primeiro aparelho de ar condicionado, que foi utilizado para resolver problemas de uma gráfica. Nas décadas seguintes, a invenção de Carrier se espalhou pelo mundo.

Formado em Engenharia pela Universidade de Cornell, o inventou conseguiu um emprego na Buffalo Forge Company, uma fábrica de motores a vapor e bombas hidráulicas. Nos seus primeiros meses na empresa, ele trabalhou com o sistema de aquecimento que era utilizado para secar café.

Em 1902, Carrier foi designado pela empresa para atender a uma demanda da Sackett-Wilhelms Lithographing & Publishing Company, uma grande gráfica localizada na região do Brooklyn, em Nova York.

A empresa estava enfrentando problemas com o calor. As altas temperaturas e a umidade do ar faziam o papel usado na impressão se expandir. As cores ficavam desalinhadas quando a expansão ocorria.

Para resolver a questão, Carrier inventou uma máquina que controlava a temperatura, a umidade e a circulação de ar do ambiente. O primeiro ar condicionado utilizava um filtro, o fazendo passar por bobinas cheias de um liquido refrigerante. Com isso, o ar recém-resfriado e desumidificado era ventilado para fora.

A invenção de Carrier foi um sucesso e, no mesmo ano, a sede da Bolsa de Valores de Nova York se tornou o primeiro prédio com sistema de ar refrigerado. Em 1906, Carrier recebeu uma patente para sua invenção, chamada de “aparato de tratamento do ar”.

A empresa que Carrier trabalhava criou uma subsidiária em Nova York com o nome de Carrier Air Conditioner Company of América, que tinha o inventor como vice-presidente. Com o início da primeira guerra mundial, a empresa parou de desenvolver novos produtos para atender aos esforços do conflito. Com isso, Carrier e colegas da área técnica reuniram suas economias e criaram a Companhia de Engenharia Carrier.

A partir dessa empresa, o ar condicionado começou a ser distribuído para hotéis, salas de cinema e lojas de departamento. O sucesso se tornou presente em prédios como a Casa Branca e a famosa casa de shows Madison Square Garden, em Manhattan.

Leia também

O Brasil não está preparado para o sucesso, diz inventor

O post Conheça o engenheiro que inventou o ar condicionado apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.