Papa Francisco pode renunciar ao cargo devido a problemas de saúde 

O Papa Francisco está cogitando renunciar a sua posição na Igreja Católica devido a seu estado de saúde, segundo informam cardeais da instituição. O pontífice está internado há quase uma semana devido a uma pneumonia em ambos os pulmões. Representantes da Igreja Católica divulgaram a informação nesta quinta-feira, 20. 

O arcebispo de Marselha, cardeal Jean-Marc Aveline afirmou “Tudo é possível”, durante coletiva de imprensa no Vaticano. “Acompanhamos tudo com certa inquietação”, afirmou Aveline. Por sua vez, mesmo não querendo especular, o arcebispo de Barcelona, cardeal Juan José Omella, reforçou que os códigos da instituição “preveem” a possibilidade da saída de Francisco do posto de papa. 

Gianfranco Ravasi, cardeal italiano, reforçou que Francisco “é uma pessoa bastante decidida em suas escolhas” e que, nesse sentido, a renúncia se coloca como uma possibilidade real. 

Ravasi explicou à rádio RTL 102.5 que: “Ele [papa Francisco] sempre teve a tendência de combater e reagir, e essa é uma escolha legítima, porque ele conseguiu enfrentar até viagens em condições absolutamente difíceis, como ao Extremo Oriente. Mas não há dúvidas de que se ele se encontrar em uma situação na qual sua possibilidade de ter contatos diretos, como ele ama fazer, estiver comprometida, então acredito que ele poderia decidir renunciar”.

O pontífice argentino já chegou a revelar que sua carta de renúncia já estaria pronta desde o início de sua atuação na mais alta posição, no caso de alguma eventualidade que o impeça de conduzir o pleno exercício da função.  Além disso, Francisco afirmou em um livro publicado em 2024 que, apesar de não sentir a “necessidade” naquele momento, a possibilidade de deixar voluntariamente o cargo de papa é “real”.

Leia também: Papa Francisco tem infecção polimicrobiana e situação clínica é ‘complexa’, diz Vaticano

Jornal italiano afirma que Papa Francisco está morrendo

O post Papa Francisco pode renunciar ao cargo devido a problemas de saúde  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.