Sobre Rodas: Opala, Monza e Kadett de volta

Veículos clássicos da Chevrolet vão voltar ao mercado automotivo brasileiro. Modelos icônicos como Opala, Monza, Caravan, Veraneio, Chevette, Kadett, Ipanema e a primeira geração da picape S10 devem fazer parte da iniciativa, batizada de Vintages Chevrolet.O anúncio foi feito pela General Motors (GM) como parte das comemorações do centenário da Chevrolet no Brasil.Os veículos serão comercializados em condições especiais, atendendo a colecionadores e apaixonados por automóveis históricos.O programa ainda não tem data de lançamento confirmada, mas informações preliminares indicam que os primeiros modelos poderão ser adquiridos já em 2025.Embora os detalhes completos do projeto ainda não tenham sido revelados, a montadora confirmou que a comercialização será feita em parceria com concessionárias selecionadas. Isso indica que os modelos poderão ser adquiridos diretamente com a Chevrolet, sem depender do mercado de usados ou leilões de clássicos.Entre os modelos que podem ser contemplados, estão clássicos como Monza, Kadett, Caravan e Veraneio. Além disso, neoclássicos dos anos 1980 e 1990, como Monza e Kadett, também devem entrar na seleção.É uma estratégia semelhante à da JLR, que lançou recentemente o programa JLR Classics na Europa, restaurando versões antigas do Defender. O jipe inclusive retornou ao configurador do site da marca, o que seria muito interessante de se ver entre os clássicos da GM do Brasil.Se a GM seguir a receita da Land Rover, além da restauração, os clássicos receberão um badge alusivo à versão especial Vintage. Como o pacote também incluirá customizações, alguns modelos podem assumir roupagens exclusivas e até inéditas.A montadora também pode adotar a estratégia de outras fabricantes europeias, como Ferrari e Porsche, que restauram e revendem seus próprios modelos. Isso valorizaria ainda mais os carros dentro do mercado de colecionadores.A restauração de carros antigos é um processo caro. Dependendo do estado do veículo, o custo pode ultrapassar R$ 200 mil. No entanto, modelos históricos bem recuperados podem valer milhões, especialmente aqueles com grande relevância para a história automotiva.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.