Recife supera em três horas volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro


Temporal desta quarta-feira (5) causou alagamentos, deslizamentos de terra e outros transtornos. Recife supera em três horas volume de chuva esperado para todo o mês de fevereiro
Em apenas três horas, o Recife recebeu um volume de chuvas superior ao que era esperado para todo o mês de fevereiro, considerando a média histórica dos últimos 20 anos. De acordo com a prefeitura, historicamente, são esperados 91,4 milímetros de chuva.
Somente entre as 7h30 e 10h30 desta quarta-feira (5), foram 92 milímetros (veja vídeo acima), o que causou alagamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e outros transtornos para a população.
✅ Receba no WhatsApp as notícias do g1 PE
Até por volta das 15h, o Recife teve 133,7 milímetros de chuva em 24 horas, conforme aponta o sistema de monitoramento da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac), que na tarde da terça-feira (4) emitiu um alerta laranja para a possibilidade de pancadas de chuva forte a moderada.
De acordo com o secretário de Ordem Pública e Segurança da cidade, Alexandre Rebêlo, a prefeitura estava monitorando a situação desde a noite da terça, mas somente nesta quarta a situação piorou.
“A partir das 7h30, esse período de chuva se avoluma. Entre 7h30 e 10h30, a gente registrou 92 milímetros. Para se ter ideia, isso é mais que a média histórica de fevereiro dos últimos 30 anos. Em três horas, choveu o que choveria o mês inteiro. Isso, junto com a maré alta, trouxe a situação que a gente tem na cidade hoje, com muitas áreas com alagamento, alguns túneis interditados”, afirmou.
Confira aqui os transtornos e mudanças causadas pelo temporal
As chuvas são causadas por um fenômeno meteorológico chamado vórtice ciclônico de altos níveis. Trata-se de uma área de alta pressão que se forma na alta troposfera com ventos que giram no sentido horário. Causa chuva e ventos intensos, além de agitação marítima.
O Centro de Operações do Recife informou, às 10h20, que o município entrou em estado de alerta máximo. Isso significa que “a grande quantidade de ocorrências na cidade em virtude de condições meteorológicas extremas apresenta risco máximo à população e exigem a instalação de uma força-tarefa ampla para restabelecer urgentemente a normalidade”.
No Centro da cidade, um homem morreu e teve o corpo submerso pelo alagamento na Rua Dom Bosco, no bairro da Boa Vista. Segundo testemunhas, a vítima teria sofrido um choque elétrico e morrido na hora.
Alagamento e árvores caídas sobre casa na Rua do Sossego, no Centro do Recife
Reprodução/TV Globo
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.