Quem conquistasse o apoio do prefeito de Aparecida de Goiânia, Vilmar Mariano, do União Brasil (a caminho do PL ou do PRD), perderia um discurso crucial: o da mudança.
O cientista político e pesquisador Alberto Carlos Almeida, autor do best-seller “A Cabeça do Eleitor”, afirma que prefeito bem avaliado tanto tende a ser reeleito quanto pode fazer o seu sucessor. Vilmar Mariano não é bem avaliado — seu desgaste é gigantesco.
Então, aquele candidato que herdou Vilmar Mariano — Professor Alcides Ribeiro, o postulante do PL a prefeito — também tende a herdar o seu desgaste.
Os eleitores verão Professor Alcides não como o candidato da mudança, da renovação, e sim como o candidato da continuidade de Vilmar Mariano. Assim como Professor Alcides é aliado de Vilmar Mariano, este é aliado daquele. Na campanha, depois de tê-lo criticado, o deputado federal terá de defendê-lo. Afinal, o gestor municipal estará na sua campanha, na linha de frente — como general eleitoral.
Ao não conquistar o apoio de Vilmar Mariano, o ex-deputado federal Leandro Vilela recebeu um presente valioso: o discurso da mudança estará nas suas mãos e na sua boca. Professor Alcides, ao abraçar o desgaste do prefeito, deu o discurso de oposição ao postulante do MDB.

Portanto, se Professor Alcides será o candidato da continuidade, bancado por Vilmar Mariano, o emedebista Leandro Vilela poderá assumir, desde já, o discurso da renovação, quer dizer, de oposição.
Pode até ser que não, mas é bem possível que Vilmar Mariano poderá ser a “pá de cal” na campanha de Professor Alcides.
De qualquer maneira, ainda é cedo para avaliações peremptórias. Mas, ao perder Vilmar Mariano, Leandro Vilela pode acabar ganhando…. a Prefeitura de Aparecida de Goiânia. Tendo recebido um cavalo de Troia, Professor Alcides tem de pôr a barba de molho. Com relativa urgência. Na campanha, tentará esconder Vilmar Mariano, se começar a cair nas pesquisas de intenção de voto? É provável. Mas como esconder o desgaste gigantesco do prefeito? Vilmar Mariano não é um pintinho de granja — é um elefante. (E.F.B.)
O post Continuidade de Vilmar Mariano, Professor Alcides oferece novo discurso a Leandro Vilela: o da mudança apareceu primeiro em Jornal Opção.