Dívida atrapalha plano de drenagem de Aparecida, diz secretária de Meio Ambiente

Com as fortes chuvas que vem atingindo não só Goiânia, mas também Aparecida de Goiânia, pontos de alagamento vem causando transtornos para a população. Em Goiânia, fortes enchentes que ocorreram nas últimas semanas geraram diversos pontos de alagamento, dificultando a locomoção de veículos e pedestres. Em Aparecida a situação não foi diferente.

Segundo documentos obtidos pelo Jornal Opção, Aparecida de Goiânia tem, hoje, 26 pontos de alagamentos observados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. O problema, no entanto, não deverá ser resolvido em breve.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente de Aparecida, Pollyana Borges, a secretaria vem realizando o monitoramento dos pontos, porém, não é possível fazer um plano de drenagem. “Estamos encaminhando relatórios de vistoria diários para a Secretaria de Infraestrutura, mas não conseguimos montar um plano de drenagem por conta da situação que a Prefeitura está. A gestão [de Leandro Vilela] assumiu com uma dívida de R$ 500 milhões, o que dificulta”, afirmou.

Pollyana explica que, por conta da falta de recurso, não é possível fazer planejamentos. “Estamos fazendo esse acompanhamento diário e a prevenção. A Avenida Toledo, por exemplo, foi interditada e liberada por conta do risco de alagamento. Deveremos realizar alguns consertos definitivos após as chuvas”, relata.

Segundo o membro do grupo operacional de Defesa Civil de Aparecida, Juliano Cardoso, uma série de problemas fizeram com que Aparecida precisasse se preocupar com alagamentos. “O principal problema da cidade foi o crescimento desordenado. Isso aconteceu com a falta de políticas públicas de coleta de resíduos, que são carregados para as galerias pluviais e causam alagamentos. Além disso, a drenagem é insuficiente para o volume e a precipitação, dependendo do pico chuvoso”, afirmou.

“Outro ponto são as área de região muito plana, onde é difícil haver o escoamento necessário, e áreas mais baixas, que formam grandes enxurradas, que são regiões habitadas”, completou.

Leia também

Gabinete de crise climática traça plano para reduzir danos das chuvas em Goiânia

O post Dívida atrapalha plano de drenagem de Aparecida, diz secretária de Meio Ambiente apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.