Dívida bruta do Brasil fecha 2024 em 76,1% do PIB

A dívida bruta do Brasil fechou o ano de 2024 em 76,1% do Produto Interno Bruto (PIB), alta de 2,2 pontos percentuais (p.p). O saldo da dívida ficou em R$ 9 trilhões em dezembro de 2024, segundo dados divulgados pelo Banco Central (BC).

Essa dívida, que é a soma do governo federal, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e governos estaduais e municipais, é um dos principais indicadores econômicos observados por investidores. A comparação é feita em relação ao PIB para mostrar se a dívida é sustentável.

No fim de 2023, a dívida bruta do país era de 73,8% do PIB. A trajetória da dívida pública é uma das preocupações do mercado financeiro e da equipe econômica.

O patamar de 2024 só não foi mais alto pois a dívida recuou 1,6 ponto percentual do PIB, por conta da venda recorde de dólares pelo BC no fim do ano. O volume de reservas internacionais caiu mais de US$ 33 bilhões no acumulado do mês.

A redução das reservas diminuiu o volume de operações compromissadas, que corresponde a compra e venda de títulos como instrumento da política monetária, afeta a quantidade de dinheiro na economia.

O movimento também reflete na redução do endividamento bruto do país. Mesmo com o alívio, não há mudança na trajetória prevista para os próximos anos, devido à expansão de gastos e à evolução dos juros.

Ainda em dezembro, o Tesouro projetou que a dívida bruta do Brasil pode atingir um pico de 83,1% do PIB em 2028, caso o Executivo não aprove novas medidas de arrecadação. Os números podem estar subestimados, já que consideram uma taxa de juros menor que a atual. Para o mercado, o endividamento pode ultrapassar 90% do PIB em 2029, sem previsão de queda.

O crescimento da dívida para acima de 80% do PIB é considerada insustentável para um país como o Brasil. De acordo com o Banco Central, a única vez em que a dívida bruta ficou acima de 80% do PIB foi durante a pandemia de Covid-19.

Leia também

Dívida de Goiás cai 75% em seis anos superando ingerência fiscal de governos anteriores

O post Dívida bruta do Brasil fecha 2024 em 76,1% do PIB apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.