Como as políticas de Trump podem afetar a indústria automotiva nos EUA e até a cotação do petróleo

donald trump agronegócio

(Foto: Reuters/Brian Snyder)

O retorno de Donald Trump à presidência dos Estados Unidos é marcado por anúncios de medidas que, segundo o presidente, visam proteger a indústria do país. E elas podem ter impatos relevantes para os setores automotivo e petroleiro.

Nesta quinta-feira (23), durante o Fórum Econômico Mundial, Trump disse que as empresas devem fabricar seus produtos nos EUA se quiserem evitar tarifas.

“Minha mensagem para todas as empresas do mundo é muito simples: venham fabricar seu produto nos Estados Unidos e nós lhes daremos um dos impostos mais baixos de qualquer nação do mundo.” disse.

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Já durante seu discurso de posse ocorrido nesta segunda-feira (20), o presidente criticou o ‘’New Deal Green’’, programa que tem como objetivo reduzir impactos ambientais e emissões de gases estufa.

Além disso, reiterou que o México deve enfrentar tarifas de 25% e a China de 60%, dar detalhes sobre eventuais produtos a serem taxados. Mas já se espera que um dos principais alvos pode ser os carros elétricos chineses.

‘’Sem dúvida alguma vai acontecer uma desaceleração do crescimento da venda de carros elétricos’’, disse Pedro Rodrigues, diretor e sócio do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE).

Durante sua gestão, o agora ex-presidente Joe Biden aprovou um subsídio de US$1,7 bilhão destinado à produção de veículos elétricos e híbridos. Ele também estabeleceu padrões para diminuir a emissão de gases de efeito estufa pela indústria automobilística do país.

Trump pretende incentivar a utilização de combustíveis fósseis, como gás natural e gasolina, com a justiticativa de diminuir os custos para a população.

Além disso, segundo ele, o país possui ‘’algo que nenhuma outra nação industrial jamais terá: a maior quantidade de petróleo e gás de qualquer país da Terra”.

Na perspectiva de Rodrigues, apesar de ser visto como contrário à energia renovável, sua oposição se direciona aos subsídios que a tornam mais cara que os combustíveis fósseis.

Para ele, Trump busca aumentar a produção doméstica de petróleo e gás e reduzir os impactos das tensões geopolíticas mundias nos custos de energia nos EUA, com a retomada de exploração no Alasca, por exemplo. Ao aumentar a oferta e o estoque de petróleo no país, a tendência é que as cotações internacionais da commodity começem a cair.

Vai ficar mais caro: e não são só os carros

Segundo Bruno Cordeiro Santos, analista da Stonex, as medidas de Trump preocupam principalmente pelos possíveis efeitos na inflação, com o aumento dos preços de veículos elétricos, por exemplo.

Outro ponto de atenção, na opinião de Santos, é a relação com o Canadá, especialmente pensando no petróleo. “O Canadá é um grande exportador de petróleo para os EUA. Pode haver pressão sobre o custo de produção, e um aumento de preços no curto prazo”, diz.

Em 2024, a produção de petróleo e gás natural do Canadá somou algo próximo de 6 milhões de barris de óleo equivalente por dia, segundo a Associação Canadense de Produtores de Petróleo.

Se os Estados Unidos são os maiores produtores do mundo, tanto de óleo quanto de gás, o Canadá está em quinto no ranking global de gás, e em quarto quando se trata de petróleo, segundo dados da mesma associação. O país exporta cerca de 97% da sua produção para os Estados Unidos.

Em relação à China, o analista diz que o país está em uma posição favorável devido ao seu rápido avanço em tecnologias e capacidade para aumentar a sua produção nos próximos anos. Principalmente pelas vantagens em custos operacionais e mão de obra.

“Mas não podemos esquecer que os Estados Unidos também são referência em desenvolvimento de novas tecnologias”, complementa Santos.

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