Com inflação de alimentos em alta, Rui Costa diz que governo vai fazer ‘conjunto de intervenções’

O ministro da Casa Civil, Rui Costa, afirmou que o governo implementará um conjunto de intervenções para tentar conter a alta dos preços dos alimentos. Esse tema tem sido uma prioridade para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que cobrou ações dos ministros durante a reunião ministerial realizada na última segunda-feira. Lula pediu que, nos próximos dias, sejam apresentadas medidas concretas para mitigar a inflação.

As ações deverão ser discutidas em reuniões entre o presidente Lula e os ministros da Agricultura, Carlos Fávaro, do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, e da Fazenda, Fernando Haddad.

Medidas para conter o preço dos alimentos

“Vamos fazer algumas reuniões para buscar um conjunto de intervenções para o barateamento dos alimentos”, declarou Rui Costa. Ele também lembrou que no final de 2024 o presidente se reuniu com representantes de redes de supermercados para discutir o mesmo tema: “A rede sugeriu algumas medidas e vamos implementá-las agora no primeiro bimestre”, afirmou.

Costa também apontou que o aumento da massa salarial contribui para a pressão sobre os preços:

“Se quem está vendendo sabe que a pessoa está com um salário maior, o vendedor vai testando para ver se o consumidor se dispõe a pagar mais. Se o consumidor não procurar muito, não pechinchar muito, isso tende a puxar uma elevação de preço. Essa é uma agenda importante que vamos acompanhar daqui para a frente porque não adianta o salário subir se os preços sobem na mesma proporção.”

A inflação elevada tem sido vista por membros do governo como um dos fatores principais para a queda de popularidade da gestão Lula.

Alimentos e inflação: dados recentes

A categoria de alimentos e bebidas foi a que mais impactou a inflação de dezembro, com alta de 1,18%, de acordo com o IPCA. No geral, o índice fechou o mês em 0,52%. Em 2024, o custo da alimentação em casa subiu 8,23%, segundo dados do IBGE.

Durante a reunião ministerial, Lula também concordou com a avaliação do ministro Fernando Haddad sobre as causas da inflação, que incluem a economia aquecida e fatores conjunturais, como eventos climáticos extremos, desvalorização cambial e aumento da demanda externa por produtos como carne e café.

Crise do Pix e comunicação no governo

Rui Costa também comentou sobre a crise envolvendo o Pix. Ele atribuiu o problema à atuação “burocrática” de integrantes do governo na implementação de uma norma que aumentaria a fiscalização da Receita Federal sobre movimentações financeiras, incluindo o Pix. O tema gerou desgaste e foi explorado pela oposição, especialmente nas redes sociais, levando o governo a recuar.

“O presidente pediu na última reunião que antes de fazer qualquer anúncio, seja portaria ou outra decisão, a gente primeiro comunique. [Se a gente não comunica antes, a mentira chega e se instala], e você tem de lutar muito para desmentir. Foi o que aconteceu nesse episódio do Pix. O que o presidente reafirmou e vamos fazer é chamar a atenção de todos os secretários para que aquilo que impacte a população não se faça de forma burocrática e automática. Você precisa explicar antes de publicar”, declarou Rui Costa.

++ Notícias

  • Governo Lula buscará ‘conjunto de intervenções’ para baixar preços dos alimentos, diz Rui Costa

  • Nelson Kaufman consolida poder na Vivara. Mas mercado ainda “não comprou” suas intervenções

  • Após prever reforma ministerial até dia 21, Rui Costa diz que Lula ainda começará conversas

  • Lula agradece Biden por trabalho conjunto: ‘Desejo muitas felicidades nos anos que estão por vir’

  • Food To Save evitou emissão de 10 mil toneladas de CO2 ao combater desperdício de alimentos

O post Com inflação de alimentos em alta, Rui Costa diz que governo vai fazer ‘conjunto de intervenções’ apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.