Juros e inflação em alta tornam 2025 mais desafiador para as construtoras, diz analista; veja quais ações comprar

As empresas do setor de construção civil já divulgaram as prévias de resultados do quarto trimestre de 2024 (4T24), com números satisfatórios para o mercado. Caio Araújo, analista da Empiricus Research, destacou o crescimento do segmento de baixa renda, mas fez alerta para 2025 no Giro do Mercado nesta terça-feira (21).

Apesar do ano positivo, fatores como juros e inflação devem tornar 2025 mais desafiador. “A Caixa [Econômica Federal] no ano passado restringiu o percentual de parcela de entrada, os bancos realizaram altas subsequentes no custo de financiamento imobiliário e isso tende a afrouxar a demanda por novos empreendimentos”, disse.

  • VEJA MAIS: confira gratuitamente as recomendações da EQI Investimentos para crédito privado em 2025

O analista ainda não vê sinalização de desaceleração do mercado imobiliário que afete os resultados do 4T24. Na visão dele, um ponto a ser levado em consideração em caso de impactos negativos é a sazonalidade, já que há uma certa desaceleração de vendas no período de férias.

O grande destaque do setor fica para as empresas do segmento de baixa renda. “Nestes casos, a grande maioria teve um recorde histórico de VGV (Valor Geral de Vendas) lançado e VGV vendido no final de 2024, muito fundamentado pelo Programa Minha Casa Minha Vida e pelo financiamento utilizando o FGTS”, afirmou Araújo. 

De acordo com o analista, um dos principais indicadores apontados nas prévias operacionais é o de Venda Sobre Oferta (VSO), que traz uma percepção da velocidade de vendas, mostrando como está a absorção dos lançamentos em um período de 12 meses.

“Esse indicativo vem favorável para algumas empresas há alguns semestres. Eu destaco principalmente a Direcional (DIRR3), na casa de 20% de VSO, e também Cury (CURY3), que tem apresentado um nível de VSO bem interessante”, disse.

Para Araújo, as ações mais recomendadas no momento são a Direcional (DIRR3), com resultados excepcionais e alta expectativa por bons dividendos, segundo ele; e a Cyrela (CYRE3) no segmento de média e alta renda, considerada mais sensível aos movimentos do mercado.

O analista detalhou as perspectivas para o setor e comentou as prévias de outras construtoras. Acesse o canal do Money Times no YouTube para assistir ao programa na íntegra.

  • LEIA MAIS: Quais são os melhores investimentos para 2025? Esta ferramenta monta a carteira “ideal” com ações, FIIs, ativos internacionais e renda fixa

++ Notícias

  • ‘Bolsa brasileira está barata e pode ficar mais’, diz Felipe Miranda; 2025 é o ano para comprar ações?

  • Centenas de empresas vão comprar bitcoin em 2025 e gerar “alta substancial”, diz gestora

  • Boletim Focus: Mercado projeta inflação ainda mais alta em 2025

  • Analista da Genial indica ‘top picks’ nos segmentos de agricultura, celulose e proteínas para 2025

  • Saiba quais são as marcas mais valiosas do mundo em 2025 (duas delas são brasileiras)

O post Juros e inflação em alta tornam 2025 mais desafiador para as construtoras, diz analista; veja quais ações comprar apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.