Marcelo Gouveia mantém legado de Patriota e moderniza atuação da Amupe

Desde março de 2024, quando assumiu o comando da Associação Municipalista de Pernambuco (Amupe) o ex-prefeito de Paudalho, reeleito com mais de 70% dos votos, Marcelo Gouveia, assegurou avanços na representatividade da Amupe para os prefeitos. Foi com o gestor que a Amupe reestruturou seu setor técnico e instituiu um núcleo de captação de recursos, além do lançamento da Rede Amupe, uma plataforma de dados para os prefeitos, e do fortalecimento do legado de José Patriota, que presidiu a Amupe por 10 anos, a quem Gouveia dividiu chapa como 1º tesoureiro.

“Nosso compromisso sempre foi ampliar as ferramentas e o apoio que a Amupe oferece aos municípios, garantindo que os prefeitos tenham suporte técnico e acesso a informações estratégicas. Investimos na modernização porque acreditamos que uma gestão eficiente nos municípios transforma a vida das pessoas. É nisso que queremos continuar avançando”, destacou Marcelo Gouveia.

Leia mais

Agora, os municípios pernambucanos têm à disposição profissionais capacitados para auxiliar as gestões na captação de recursos, de acordo com a Capacidade de Pagamento (Capag) de cada município. A Amupe foi a segunda Associação de Municípios do Brasil a instituir uma Rede de informações para os gestores: a Rede Amupe, que reúne em um só lugar informações sobre ICMS, FPM, IPI, capacidade de crédito, além de dados sociais de todos os 184 municípios.

Por falar em receitas municipais, foi Marcelo um dos principais interlocutores da redistribuição do ICMS, aprovada em dezembro de 2023. Engenheiro de formação, auxiliou o governo do Estado nos cálculos finais da iniciativa, que levou justiça e equidade fiscal para mais de 170 municípios.

O presidente da Amupe participou e defendeu os municípios pernambucanos, no Senado Federal, durante audiência sobre a desoneração da folha de pagamento, aprovada e sancionada posteriormente. O gestor também assegurou a continuidade do projeto Desenvolve PE, na parceria com o Sebrae, fortalecendo os municípios com a sala do empreendedor e ações importantes como o SIM, selo de inspeção municipal.

Foi com Gouveia que a Amupe realizou o seu maior congresso de municípios, com mais de 4 mil pessoas presentes. O Seminário de Novos Gestores, realizado em novembro de 2024, obteve mais de 90% de participação das cidades, com mais de 170 prefeitos e prefeitas presentes, além de secretários, técnicos e sociedade civil.

“As pautas da Amupe têm sido cada vez mais aprimoradas para as realidades que as cidades vivem. É esse o legado de Patriota que vamos continuar levando. Principalmente no tocante à representatividade, foi Patriota quem buscou e conseguiu com que todos os 184 municípios fossem associados, e é isso que temos que preservar. A união em prol de municípios fortes é a peça-chave para melhorarmos a vida das pessoas que vivem nas cidades”, concluiu Gouveia.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.