Recife recebe a 14ª Bienal da UNE: arte e cultura tomam as ruas

Recife será palco da 14ª edição da Bienal da UNE – Festival dos Estudantes, entre os dias 29 de janeiro e 2 de fevereiro de 2025. Considerado o maior encontro estudantil da América Latina, o evento espera reunir mais de 10 mil participantes de todo o Brasil no Centro de Convenções de Pernambuco, destacando a rua como símbolo central de sua celebração cultural e política.

A rua como cenário e inspiração

Com o tema “A Rua é Nosso Palco Principal”, o festival homenageia o espaço público como elemento-chave da brasilidade e da expressão popular. A programação inclui mostras de trabalhos em sete áreas, como audiovisual, música, literatura e artes visuais, além de debates e atividades culturais distribuídas entre o Centro de Convenções e a Praça do Arsenal.

De acordo com a presidente da entidade, Manuella Mirella, a “Bienal da UNE se consagrou como o principal espaço de divulgação da arte produzida por estudantes. Essa é a terceira vez que o festival será realizado em Pernambuco e nesta edição teremos uma demonstração renovada da força de mobilização das ruas, a partir da arte, da cultura e da política”. Essa perspectiva reforça o papel histórico da entidade na ocupação das ruas como espaço de luta e celebração.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por União Nacional dos Estudantes (@uneoficial)

Um festival de diversidade e integração

A Bienal é organizada em parceria com a UBES e a ANPG, promovendo a troca de experiências entre estudantes secundaristas, universitários e pós-graduandos. Desde sua primeira edição em 1999, o festival já recebeu figuras como Leci Brandão, Alceu Valença, Nação Zumbi, Tom Zé, J. Borges, Aleida Guevara, Gilberto Gil, Ariano Suassuna, Racionais MC’s, Criolo, Emicida, Pitty e muitas outras personalidades da cultura brasileira e latino-americana, reafirmando-se como um espaço de encontro para diferentes gerações e linguagens culturais.

Além das apresentações artísticas, o evento destaca a relevância da rua como fórum de pensamento crítico e celebração coletiva. Grafite, hip-hop, poesia falada e teatro de rua estarão entre os destaques, ressaltando a arte periférica como eixo central para a cultura contemporânea.

Como participar

A entrada para as mostras do festival é gratuita, mas estudantes interessados em alimentação e alojamento devem se inscrever pelo site oficial mediante pagamento de taxa. Valores e detalhes adicionais estão disponíveis em bienaldaune.com.br. A programação completa ainda não foi divulgada.

A Bienal da UNE promete ser mais que um evento, mas um ponto de convergência para sonhos, debates e a celebração do poder transformador da arte e da juventude. Como conclui o manifesto do evento, “a rua é palavra mãe do que quisermos nela gerar”. Em 2025, essa geração ecoará de Recife para todo o Brasil.

__

O post Recife recebe a 14ª Bienal da UNE: arte e cultura tomam as ruas apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.