Onde está o novo Plano de Drenagem para Goiânia?

No final da tarde deste domingo, 12, os goianienses foram pegos por mais uma forte chuva que causou estragos na capital. Além das inundações, a tempestade interditou a marginal Botafogo e derrubou árvores. Em algumas regiões de Goiânia, o índice pluviométrico superou a marca de 100 milímetros.

Segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), a região Norte registrou 158,4 milímetros, enquanto a região Central alcançou a marca de 134,8 milímetros. Com base no índice, chuvas a partir de 50 milímetros já podem ser consideradas fortes.

Mais uma vez, a cidade não estava preparada para as consequências. Áreas propensas a alagamentos, como o Setor Sul, sofreram com enchentes. A marginal Botafogo continuou vulnerável e precisou ser interditada durante a chuva. Túneis da capital, como o da Avenida Araguaia, que passa por baixo do Parque Mutirama, voltaram a se transformar em “lagoas artificiais”.

Em mais um episódio de danos evitáveis causados pelas chuvas, a pergunta que fica é: onde está o novo Plano Diretor de Drenagem Urbana de Goiânia (PDDU-GYN)?

Durante a última gestão, o ex-prefeito Rogério Cruz (Solidariedade) celebrava a iniciativa, a ponto de considerá-la um dos marcos de sua administração. Sem atualização desde 2005, a nova proposta buscava estabelecer políticas públicas para a drenagem que durassem por décadas. No entanto, anos se passaram e o político deixou a administração da cidade sem o plano aprovado.

“Pela primeira vez, Goiânia terá um planejamento que abrangerá toda a cidade, com sistema de drenagem moderno, eficiente e eficaz na solução dos alagamentos para as próximas gerações”, dizia o prefeito, em 2023.

Entre 2023 e 2024, o PDDU, uma parceria entre a Prefeitura de Goiânia e a Universidade Federal de Goiás (UFG), se tornou um “cabo de guerra”. Por um lado, a instituição de ensino afirmava que precisava da liberação do Paço Municipal. Por outro, a administração municipal alegava que aguardava a confecção do plano pela UFG.

Com o tempo, Goiânia enfrentou duas estações de chuva e o papel de entregar o Plano de Drenagem passou ao prefeito Sandro Mabel (UB). Embora ele não tenha culpa pela situação atual, pois assumiu o governo recentemente, Mabel tem a responsabilidade de mitigar os problemas e elaborar o PDDU, além de adotar com urgência medidas para a próxima temporada de chuvas.

O post Onde está o novo Plano de Drenagem para Goiânia? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.