Enem 2024: notas foram divulgadas; Sisu tem início na sexta-feira, 17 

O Ministério da Educação (Mec) divulgou, nesta segunda-feira, 13, os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024. Estudantes de todo o país podem conferir seu desempenho na maior avaliação do ensino básico brasileiro (que também é a principal forma de ingresso no ensino superior) através da Página do Participante no portal do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). 

Para conferir o desempenho na avaliação, é preciso ter cadastrado o login ‘gov.br’ no dispositivo, com CPF e senha do candidato em mãos. Basta acessar a Página do Participante, clicar em  “Página do Participante – entrar com gov.br”, inserir seu CPF e, posteriormente, a senha. As notas estarão disponíveis na aba “Resultado”, no ano 2024. 

Devido ao grande fluxo de estudantes, o portal está enfrentando instabilidade. Em alguns casos aparecem mensagens de erro, e em outros nem mesmo o log-in é possível. Interessante destacar que estudantes que fizeram o Enem como treineiros (não concluíram o Ensino Médio, mas desejam ver seu desempenho) só terão suas notas divulgadas posteriormente, em até 60 dias. 

Leia também: Problemas de saúde levam candidatos a serem desclassificados no Enem 2024

100% dos concluintes do Ensino Médio da rede pública de ensino em Goiás se inscreveram no Enem

Ingresso no Ensino Superior

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa federal para seleção de estudantes para formação Superior Pública, começa na sexta-feira, 17, e vai até o dia 21 do mesmo mês. A análise das inscrições se baseia nas notas do Enem. A previsão é de que o Sisu divulgue os resultados iniciais no dia 26 de janeiro, com período de matrícula indo do dia 27 ao 31 do mesmo mês. O período de inscrição na lista de espera (para aqueles que não conseguiram alcançar a nota de sua primeira opção de curso) vai de 26 a 31 de janeiro. 

Para participar do Sisu, basta ter feito a edição mais recente do Enem e não ter zerado a redação. No portal do sistema unificado, é necessário escolher duas opções de cursos em instituições específicas, considerando as notas de corte atualizadas diariamente. É possível mudar a opção selecionada dentro do período de inscrição. Categoria exclusiva para cotistas está garantida, conforme definido por lei. 

Importante destacar que algumas instituições de ensino superior estrangeiras também aceitam a nota do Enem como forma de ingresso. Além disso, a nota na avaliação pode ser aplicada no Prouni (programa federal que oferece bolsa integral ou parcial em instituições particulares) e no Fies (programa federal de financiamento parcial ou integral da formação superior). Ambos os programas consideram critérios ligados à renda para elegibilidade. 

O post Enem 2024: notas foram divulgadas; Sisu tem início na sexta-feira, 17  apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.