Fátima de Tubarão, Ana Priscilla e outros; saiba onde estão os personagens emblemáticos do 8 de janeiro

Há dois anos, bolsonaristas invadiam as sedes dos Três Poderes em Brasília provocando depredação e atos de vandalismo. Os atos antidemocráticos causaram a prisão de centenas de pessoas e fizeram com que alguns dos golpistas se tornassem personagens emblemáticos.

Entre esses personagens está Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão. A idosa, que foi condenada a 17 anos de prisão, está presa preventivamente desde 2023. Em agosto de 2024, ela foi condenada pelo Supremo Tribunal Federal (STF) pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e destruição de patrimônio tombado.

Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão | Foto: Reprodução

Maria de Fátima tinha 67 anos na época da invasão. Natural de Tubarão, em Santa Catarina, ela ficou conhecida por gravar vídeo durante os atos. Nas imagens, ela afirma estar “quebrando tudo” e faz ameaças contra o ministro Alexandre de Moraes. “Vamos para guerra, vou pegar ‘Xandão’ agora”.

Ela também afirma ter defecado em um dos banheiros do STF. Em julgamento, ela confirmou o ocorrido, mas alegou não saber de quem era a sala que invadiu.

Além de Fátima, outro personagem que ficou conhecido foi Antônio Cláudio Alves Ferreira, que quebrou o relógio trazido por Dom João VI em 1808, que estava exposto no Palácio do Planalto. Antônio também cumpre pena definitiva após ser condenado a 17 anos de prisão pelos mesmos crimes que a idosa.

Antônio Cláudio Alves Ferreira, que quebrou o relógio trazido por Dom João VI em 1808 | Foto: Reprodução

Por fim, Ana Priscila Silva de Azevedo, considerada uma das organizadoras dos atos, também se tornou emblemática por zombar ao ser detida pela polícia durante a depredação dos prédios públicos. Presa, ela foi condenada a 17 anos de prisão, mas ainda aguarda análise de recursos enquanto cumpre pena em Brasília.

No dia dos atos, ela falou que queria “colapsar o sistema” e “tomar o poder de assalto”. “Aqui é a casa do povo, p… chora petista. Isso aqui não é golpe, é um contra golpe, que vocês são golpistas, bando de vagabundo. Uh, é tudo nosso.”

Ana Priscila Silva de Azevedo, considerada uma das organizadoras dos atos | Foto: Reprodução

Leia também

Evento que marca dois anos do 8 de janeiro tem ausências de lideranças e Lula diz que “estamos aqui para dizer que estamos vivos”

O post Fátima de Tubarão, Ana Priscilla e outros; saiba onde estão os personagens emblemáticos do 8 de janeiro apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.