Entenda por que Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro e pode levar o Oscar

Herbert Moraes

Duas Fernandas, mãe e filha, a mesma premiação, o mesmo diretor. Vinte e cinco anos separam a nomeação de Fernanda Montenegro para o Globo de Ouro em 1998, pela atuação no filme “Central do Brasil”. Mas ela não levou.

No domingo, 5, à noite, Fernanda Torres escreveu um novo capítulo na história do cinema brasileira ao vencer o Globo de Ouro como melhor atriz pela performance no filme “Ainda Estou Aqui”.

Fernanda Torres concorreu com grandes estrelas de Hollywood, como Angelina Jolie, Pamela Anderson, Nicole Kidman, Tilda Swinton, Katy Winslet. Ao ser anunciada como vencedora, todas as concorrentes vibraram com a vitória da brasileira que, ao receber o prêmio, inesperado, fez questão de lembrar, celebrar e dedicar o prêmio à mãe.

A brasileira mereceu o Globo de Ouro, a atriz mostrou com sensibilidade o que a ditadura civil-militar fez a muitas famílias brasileiras.

Quem assistiu o filme pôde sentir, por meio da atuação precisa de Fernanda, a dor de Eunice Paiva, a mulher do ex-deputado e empresário Rubens Paiva.

Walter Moreira Salles mostra que o Brasil saber fazer filme realmente adulto | Foto: Reprodução

Fernanda Torres rumo ao Oscar

O momento é do cinema brasileiro e de todos os profissionais envolvidos com a arte. O filme de Walter Salles é uma homenagem às famílias destruídas pela ditadura. Não dá pra esquecer. Não podemos esquecer. O longa é uma experiência cinematográfica emocionante. E a responsável por nos conduzir por essa profunda e intensa jornada é Fernanda Torres. Sua interpretação é a melhor do ano e o Globo de Ouro, sem dúvida, pavimenta o caminho da atriz para levar o Oscar em fevereiro.

Em “Ainda Estou Aqui” Fernanda Torres transcende a si mesma e consegue entregar uma performance complexa, marcante. A força e a fragilidade de sua personagem estão entrelaçadas na interpretação de Fernanda Torres, que é tão natural que faz com que nos sentimos parte daquela história, como se fossemos integrantes da família Paiva. Por intermédio de Fernanda, o público mergulha na dor, na angústia, no sofrimento e na resistência de quem se recusa a sucumbir ao esquecimento.

“Ainda Estou Aqui “´é um convite à reflexão de um passado, ainda presente, que absurdamente foi relativizado e até defendido há pouco tempo. Fernanda fez o filme de Walter Salles se tornar avassalador. Fernanda Torres é avassaladora. O Globo de Ouro valoriza a atriz, mas a atriz também valoriza o prêmio. O Oscar à espera… quem sabe.

E Walter Salles prova que o Brasil, como a Argentina, sabe fazer filmes adultos e não apenas comédias caça-níqueis.

O post Entenda por que Fernanda Torres ganhou o Globo de Ouro e pode levar o Oscar apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.