Congresso dos Estados Unidos reforça segurança para certificar vitória de Trump

O Congresso dos Estados Unidos iniciou a contagem dos votos eleitorais e a certificação da vitória do presidente eleito Donald Trump (Republicano). Trump venceu a candidata Democrata à Casa Branca, Kamala Harris, em novembro.

A sessão de certificação acontece de forma conjunta, entre Senado e Câmara. O ato formaliza o resultado das eleições e é o último passo antes da posse de Trump, marcada para 20 de janeiro.

A expectativa é de que a sessão desta segunda seja mais tranquila em comparação com a certificação de Joe Biden, em 2021, quando apoiadores de Trump tentou parar a contagem e anular o resultado da eleição.

Por conta do ato de 2021, o esquema de segurança do Capitólio foi reforçado em relação a certificação de Biden. A contagem de votos ocorrerá sob o mais alto nível de segurança nacional possível, denominado Evento Nacional de Segurança Especial. Ruas em volta do Congresso foram interditadas e centenas de agentes de segurança acompanharão a sessão.

Trump venceu o pleito de forma expressiva. A princípio, seu adversário na eleição era o presidente Joe Biden, que acabou sendo substituído na corrida eleitoral por Kamala Harris. A vice-presidente presidirá a certificação da vitória de Trump, cumprindo seu papel constitucional.

De acordo com a lei dos Estados Unidos, o Congresso deve se reunir em 6 de janeiro para abrir os certificados lacrados de cada estado que contenham um registro de seus votos eleitorais. Os votos são levado à Câmara em caixas especiais. Após isso, representantes bipartidários de ambas as câmaras leem os resultados em voz alta e fazem uma contagem oficial.

A sessão é presidida pelo vice-presidente, que também é presidente do Senado. A Constituição americana exige que o Congresso se reúna e conte os votos eleitorais. Se houver empate, a Câmara decide a presidência, com cada delegação do Congresso tendo um voto.

Leia também

Cruzada de Trump contra a imprensa pode inspirar políticos brasileiros 

O post Congresso dos Estados Unidos reforça segurança para certificar vitória de Trump apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.