Previsão aponta chuva intensa e rajadas de vento em Goiás nesta semana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta de chuvas intensas para quase todo o país no início desta semana. O estado de Goiás está quase em sua totalidade no estado amarelo de vigilância, que significa perigo potencial, com precipitações que podem ir de 20 a 30 mm/h, chegando a 50 mm/dia, com possibilidade de ventos que vão de 40 a 60 km/h. Mais de 1500 municípios em todo o país estão sob essas condições. 

As recomendações do órgão para a população, em caso de chuvas intensas, são: evitar se abrigar embaixo de árvores ou estruturas metálicas altas, não utilizar aparelhos eletrônicos conectados diretamente às tomadas, e entrar em contato com a Defesa Civil (199) ou com o Corpo de Bombeiros (193) em casos de emergência. 

Em entrevista ao Jornal Opção, o gerente do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo), André Amorim, explica que um corredor de umidade vindo da região Norte do país se forma e, junto ao calor típico do verão, favorece formação de chuvas volumosas, podendo chegar ao nível de tempestades. “Temos o aquecimento normal, o Sol está esquentando normalmente, e isso favorece essas áreas de instabilidade que estão acontecendo”, resume o especialista. 

Amorim exemplifica a intensidade que as precipitações podem alcançar usando o caso de Mozarlândia. Das quatro horas da manhã desta segunda-feira, 6, até depois das nove da manhã do mesmo dia, a cidade teve mais de 106 milímetros de chuva. “Quase metade do que a gente tem por mês”, resumiu Amorim. 

Leia também: Mudanças climáticas no Brasil em 2024 baseiam o futuro ambiental do país

Goiás distribui recursos para municípios afetados por fortes chuvas

Segundo o alerta emitido pelo Inmet, grande parte do Amazonas, do Pará, do Mato Grosso, de Goiás e de Minas Gerais estão sob alerta amarelo. O Espírito Santo e o Tocantins em sua totalidade estão no mesmo estado de vigilância, além de parte de Rondônia, Maranhão, Piauí e Rio de Janeiro. 

Em alerta laranja, nível mais intenso de perigo, estão parte do Amazonas, do Pará, Maranhão e Tocantins. 

Em Goiás 

Segundo boletim mais recente do Cimehgo a previsão para a semana é de chuvas irregulares acompanhadas de rajadas de vento e possíveis descargas atmosféricas. “A semana vai ser marcada pela ocorrência de chuvas em todas as regiões do Estado”, garante o órgão. A Zona de Convergência do Atlântico Sul favorece a ocorrência de chuvas, que podem vir como tempestade. 

Para o início da semana, as medições do Cimehgo estão de acordo com as do Inmet, acusando chuvas de 20 a 30 mm/h ou até de 50mm/dia com rajadas de vento de 60 km/h. A umidade relativa do ar varia de 60% a 95% em todas as regiões de Goiás. 

Previsão do tempo para essa segunda-feira, 6 l Fonte: Cimehgo.

A tendência, segundo Amorim, é de que o período de chuvas intensas intercalado com calor se mantenha pelos próximos sete dias. 

Fonte: Cimehgo.

A temperatura mínima prevista é de 19°C e máxima de 32°C nas regiões Central, Sul e Sudoeste do estado. Nas regiões Norte e Oeste a temperatura varia dos 22°C aos 34°C. A região Leste do território goiano apresenta menor temperatura para o início desta semana, com 17°C, e máxima também de 32°C. 

Com o avanço da época chuvosa, os riscos de incêndio estão todos em níveis baixos. A preocupação dos órgãos oficiais agora está na ocorrência de tempestades. Nesse sentido, para além do já orientado pelo Inmet, as recomendações do Cimehgo são: evitar transitar próximo a cursos d’água durante chuvas intensas, reforçar o cuidado com a limpeza urbana (a fim de manter o escoamento dos sistemas pluviais) e não enfrentar enchentes ou enxurradas.

O post Previsão aponta chuva intensa e rajadas de vento em Goiás nesta semana apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.