Porque as capivaras estão ficando loiras?

Os maiores roedores do mundo, simbolo da fauna brasileira, são as capivaras. Esses animais podem medir até 1,3 metros de comprimento e pesar entre 50 e 65 kg. A novidade, sem necessidade de ida ao cabeleireiro, é que os animais estão ficando loiros.

Não se trata de um procedimento estestetico, mas sim de um procedimento natural. Na verdade, esses animais costumam tomar essa coloração quando o clima está mais seco e quente. Vários animais passam por esse mesmo processo em determinadas épocas do ano.

Isso ocorre porque, assim como acontece com o cabelo humano, a exposiçao prolongada aos raios Ultra-Violeta (UV) do Sol degrada a melanina (pigmento da pele e pelos). Ou seja, com o retorno das chuvas, essas capivaras podem voltar ao tom castanho original.

Alguns biologos acreditam que essas mudanças os ajudam na camuflagem, pois tomam uma tonalidade mais semelhante ao capim amarelado e seco. Outros afirmam que essa mudança pode torná-las alvos mais fáceis para seus predadores naturais, as onças.

Com a palavra, os especialistas

No Parque das Águas, os visitantes têm notado capivaras com pelagem de tonalidades diferentes, um fenômeno curioso. Em entrevista ao G1, a veterinária e doutora em Ciências Veterinárias, Mayara Vincenzi, explicou que a exposição prolongada ao sol pode causar descoloração nos pelos, especialmente em animais de pelagem escura.

No entanto, ela ressalta que o sol não é o único fator responsável por essa mudança. “Devido à exposição do sol, esses pelos se queimam, e acaba ocorrendo mudaças nessa tonalidade para um tom mais acastanhado, porém, essa não é a única causa”, ressatou.

Fatores como deficiências nutricionais, consumo de água contaminada e doenças de pele, especialmente hormonais ou autoimunes, também podem impactar a coloração dos pelos. A análise precisa desses fatores deve ser feita por especialistas, como veterinários de animais silvestres ou biólogos.

Segundo o veterinário Eduardo Sebastião, também ao G1, a forte onda de calor que atinge Cuiabá, com temperaturas de até 43°C, é um dos principais fatores por trás dessas mudanças. “A pele e os pelos dos animais são compostos por melanina, uma proteção natural contra os raios solares e com a exposição diária, a pelagem das capivaras adquire o loiro. Isso se dá pela decomposição/queima da melanina presente nos pelos dos animais”, explicou.

Exemplo da fauna brasileira

A capivara é um mamífero herbívoro semi-aquático, nativo da América do Sul, mas também encontrado em alguns territórios da América Central e do Norte. Ela vive em grupos sociais de até 20 indivíduos, em áreas úmidas, como pântanos e margens de rios.

Entretanto, vale destacar que a capivara se adaptou a viver em grandes centros urbanos, como São Paulo, onde é comum encontrá-la nas margens dos rios Pinheiros e Tietê. No Centro-Oeste, é fácil avistá-las em Brasília, à beira do lago.

Leia também

Tráfico de animais silvestres: Goiás registrou 55 ocorrências em 2024

Governo cria Cadastro Nacional de Animais Domésticos com RG para cães e gatos

Caçadores ilegais movimentam grupos de abate de animais silvestres abastecidos com munições vendidas por CACs

O post Porque as capivaras estão ficando loiras? apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.