O Castelo Santa Helena de Ipanema

Criador e proprietário de um castelo belíssimo em Pesqueira, no Agreste pernambucano, a 200 km do Recife, o comerciante e ex-bancário Edvonaldo Torres ocupou o tempo de isolamento da pandemia, de 2020 a 2022, para tirar do papel e da sua cabeça criativa, fixada em arquiteturas medievais, uma nova estrutura, também no município de Pesqueira, que nos remete a um novo castelo.

Fica no distrito de Mimoso, às margens do Rio Ipanema, a 15 km de Pesqueira. A torre principal, toda em pedras de granito, com mais de dois mil metros quadrados e 40 metros de altura, já dá para ser vista de longe. Eu vi, pela primeira vez, ao passar ontem pela BR-232, em direção a Arcoverde, na companhia de minha Nayla e da engenheira Tayse Lira.

Edvonaldo nos recebeu com muita distinção e abriu pela primeira vez a um jornalista as portas da sua magnífica e impressionante arquitetura. Revelou que, da mesma forma que fez com o primeiro castelo, começou sua construção por conta própria e teve influências arquitetônicas de diversos lugares, mas com detalhes que chamam atenção, como por exemplo, uma adega subterrânea, em meio a rochedos de pedras, com capacidade para 600 garrafas de vinho.

Construiu também uma igrejinha em estilo gótico como parte da estrutura física composta por sete ilhas banhadas pelas águas do rio Ipanema, a qual inaugurou fazendo o seu próprio casamento com sua esposa Kaline. Ele ainda não sabe o que fazer da estrutura, se um novo castelo ou um hotel fazenda em estilo castelo. Mas já aceitou a sugestão que dei para o batismo do seu novo mundo encantado: o Castelo de Ipanema. Confira sua entrevista neste vídeo produzido por minha Nayla Valença. E também o conjunto das fotos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.