Sandramara Matias Chaves vai disputar Reitoria da UFG em 2025

Na disputa para o cargo de reitor da Universidade Federal de Goiás, em junho de 2021, a mais votada foi Sandramara Matias Chaves, uma das mestras que mais conhecem as estruturas da instituição.

Clorinda Fioravanti ficou em segundo lugar, com Angelita Pereira de Lima em terceiro. Clorinda Fioravanti não se manifestou, até o momento, sobre a possibilidade de disputar pela segunda vez a Reitoria da UFG.

Em 2022, Jair Bolsonaro, então presidente da República, optou por nomear Angelita Pereira de Lima. A mestra nada tem a ver com as hostes da direita, mas o bolsonarismo quis demarcar posição, ou seja, não indicar aquela que havia sido eleita com o apoio de Edward Madureira, que havia sido reitor e é filiado ao PT de Lula da Silva.
Então, Angelita Pereira de Lima assumiu o comando da UFG, a mais importante universidade do Estado.

Angelita Pereira de Lima: reitora da Universidade Federal de Goiás | Foto: Fernando Leite/Jornal Opção

Em 2025, possivelmente no segundo semestre, será realizada a eleição para reitor da UFG. O presidente Lula da Silva já avisou que vai nomear aquela — ou aquele — que for mais votado.

A reitora Angelita Pereira de Lima não manifestou, publicamente, que será candidata à reeleição. O grupo que a apoia é considerado forte e estruturado.

Sandramara Matias Chaves já está se apresentando como candidata e recebendo homenagens da comunidade acadêmica. “Será uma questão de justiça se Sandramara for eleita reitora este ano. Porque ganhou, na disputa anterior, mas não levou”, afirma um professor.

Uma professora diz estranhar que o lançamento da candidatura tenha sido tão “antecipado” e ressalta: “O mais provável é que, com o lançamento, Sandramara esteja sugerindo que não vai apoiar uma candidatura de Angelita”.

Entre os apoiadores de Sandramara Matias Chaves estará, provavelmente, Edward Madureira, licenciado da universidade por ter sido eleito vereador em Goiânia.

Até o momento, só há uma candidatura posta — exatamente a de Sandramara Matias Chaves. Se Angelita Pereira de Lima não for candidata, é provável que a esquerda radical lance um candidato (ou candidata). (E.F.B.)

O post Sandramara Matias Chaves vai disputar Reitoria da UFG em 2025 apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.