Alerta climático: 2024 se torna o ano mais quente da história do Brasil

O Brasil acaba de enfrentar o ano mais quente da sua história, com uma média de 25,02ºC, superando todos os registros anteriores, aponta dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Essa é a maior temperatura média já registrada desde 1961, quando os dados começaram a ser monitorados, e representa um aumento significativo na tendência de aquecimento global.

Para efeito de comparação, o desvio médio de temperatura foi de 0,79°C, superando o recorde anterior de 2023, que registrou 0,69°C. Esses dados preocupantes são reflexo direto das mudanças climáticas e do impacto do fenômeno El Niño, que aquece oceanos e continentes.

O fenômeno climático La Niña, conhecido por trazer resfriamento, perde força a cada ano, enquanto o El Niño intensifica temperaturas escaldantes. Esse ciclo contribuiu para que 2024 também seja reconhecido como o ano mais quente da história da humanidade, de acordo com o observatório Copernicus, da União Europeia.

Segundo previsões globais, 2024 será o primeiro ano a atingir uma temperatura média superior a 1,5°C em relação aos níveis pré-industriais, limite estabelecido no Acordo de Paris para evitar consequências devastadoras, como o desaparecimento de nações insulares e eventos climáticos extremos.

Cientistas alertam que, embora o limite de 1,5°C ainda não tenha sido rompido de forma definitiva, os sinais são claros: o planeta está no caminho de mudanças irreversíveis. Para evitar os cenários mais graves, é essencial intensificar esforços globais para conter as emissões de carbono e mitigar os impactos ambientais.

Leia também:

Câmara de Goiânia aprova criação do Fórum de Mudanças Climáticas

Receita Federal endurece fiscalização e passa a receber dados de cartões de crédito e PIX de instituições financeiras

O post Alerta climático: 2024 se torna o ano mais quente da história do Brasil apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.