A migração de Izabel Urquiza de Olinda para o Cabo de Santo Agostinho

Por Larissa Rodrigues
Repórter do blog

Depois de tentar a vaga de prefeita de Olinda três vezes (2012, 2016 e 2024), a atual presidente do PL Mulher em Pernambuco, Izabel Urquiza, entrou em 2025 com atuação no Cabo de Santo Agostinho, cidade que, assim como Olinda, faz parte da Região Metropolitana do Recife (RMR).

Mesmo integrando um grupo bolsonarista no Estado, ela foi convidada pelo prefeito eleito do Cabo, Lula Cabral (Solidariedade), para compor o primeiro escalão e assumirá a Secretaria de Projetos Especiais.

Izabel é ligada a ala do Partido Liberal comandada pelo ex-prefeito de Jaboatão dos Guararapes (RMR) Anderson Ferreira, que hoje preside a legenda em Pernambuco. Ela foi, inclusive, candidata a vice-governadora na chapa liderada por Anderson Ferreira, em 2022.

Leia mais

Mas o Solidariedade é da base do presidente Lula (PT) e tem como presidente estadual a ex-candidata ao Governo do Estado Marília Arraes, historicamente anti-bolsonaro. A entrada de Izabel Urquiza em uma gestão considerada de esquerda desagradou o grupo do PL no Estado comandado pelo ex-ministro Gilson Machado, que avaliou que o gesto não condiz com os valores da direita.

O que diz o prefeito Lula Cabral

Para o prefeito Lula Cabral, a coloração partidária tem pouca ou nenhuma importância no caso de Izabel. “Eu montei um time para me ajudar na gestão e Izabel é uma pessoa capacitada demais, muito competente e com um trânsito livre em Brasília como poucos”, comentou o prefeito. Segundo ele, um dos objetivos da gestão será pensar a cidade para o futuro e a pasta de Izabel vai ser fundamental nesse processo.

“Vamos pensar a cidade para 2040, buscar consultores para revisar o Plano Diretor, atrair empresas, investir no turismo. Queremos construir o calçadão de Gaibu até Enseada dos Corais, são muitos planos para Projetos Especiais”, frisou Cabral.

Currículo de Izabel Urquiza

Izabel é graduada em Direito pela UFPE e pós-graduada em Direito Administrativo e Tributário, pela mesma instituição. Ela é procuradora de carreira da Caixa Econômica Federal e já teve passagens como secretária executiva do PRODETUR no Governo do Estado.

A nova secretária do Cabo foi representante do escritório descentralizado do Ministério das Cidades em Pernambuco, além de ter atuado como secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, em Olinda.

Em Jaboatão dos Guararapes, foi secretária de Projetos Especiais e Captação de Recursos. Izabel Urquiza é natural de Recife, mas boa parte da sua atuação se estabelece em Olinda. A reportagem tentou falar com ela para saber quais as prioridades no novo desafio no Cabo, mas não obteve retorno. O espaço segue aberto.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.