Prefeito de Caldas Novas revoga taxa de turismo

O prefeito reeleito Kleber Marra (MDB) anunciou a revogação da Taxa de Preservação Ambiental (TPA), também conhecida como “taxa de turismo” de Caldas Novas, durante sua posse na Câmara Municipal, na quarta-feira, 1º de janeiro. Marra justificou a decisão após ouvir diversas entidades, como as religiosas, os comerciantes, os empresários e a população. Vale ressaltar que o prefeito havia sancionado a lei na segunda-feira, 23 de dezembro.

Kleber Marra afirmou que buscará outras formas para compensar o déficit orçamentário do município. “Eu governo com o povo, governo com a maioria, com a democracia”, disse. Marra foi reeleito em outubro de 2024 com 28.675 votos, ou 60,30% dos votos válidos, tornando-se o prefeito mais votado da história da cidade.

Em seu discurso, Kleber Marra destacou a importância de, por vezes, dar um “passo para trás” para avançar no futuro. “Há momentos na vida em que precisamos, muitas vezes, dar um passo para trás para depois dar dois ou três à frente”, refletiu Marra, apontando o déficit de receita que o município enfrenta atualmente.

Marra explicou que os recursos recebidos pela cidade são proporcionais ao número de habitantes, com base no censo do IBGE. “Nós recebemos recursos para a saúde, para a merenda escolar, para o transporte escolar, baseados no número de habitantes que a cidade tem”, destacou.

Em sua justificativa, o prefeito mencionou que, atualmente, a cidade recebe recursos destinados à saúde para uma população de 104 mil habitantes, enquanto recebe cerca de 5 milhões de turistas por ano. “Graças a Deus, eu quero que aumente. Nós queremos é que aumente mais, traga mais renda para a cidade, traga mais satisfação ao povo que aqui vem frequentar, aos nossos trabalhadores, ao nosso comércio”, afirmou, reforçando o caráter turístico da cidade.

No entanto, ele apontou o alto custo do atendimento aos turistas, o que implica em um investimento anual superior a 20 milhões de reais, financiados com impostos municipais. “É remédio, é exame, é remoção, é muita coisa que envolve um atendimento. São mais médicos, mais enfermeiros”, explicou.

Marra ressaltou que a criação da taxa visava arrecadar recursos para cobrir esses custos. Contudo, ele reconheceu a resistência popular e anunciou a revogação da taxa. “Nós criamos a taxa do turismo para poder equacionar essa situação, para trazer uma renda, para cobrir esses custos e sobrar recursos para fazer mais obras para a cidade. Mas foi muito, foi colocada de forma muito maldosa pela oposição na época”, disse.

O prefeito reforçou sua postura democrática e de diálogo com a população, ao mesmo tempo em que reafirmou seu compromisso com o bem-estar dos cidadãos. “Eu governo com o povo. Eu governo com a maioria. Eu governo com a democracia”, declarou.

A revogação da taxa será formalizada com o envio de um projeto de lei à Câmara Municipal, destacando a importância do diálogo com diferentes setores da sociedade. O prefeito agradeceu aos vereadores que apoiaram a criação da taxa e ressaltou que buscará outras soluções para o déficit financeiro da cidade. “Eu sei que nós vamos buscar outras formas”, concluiu, reforçando seu compromisso de continuar trabalhando pela cidade.

Leia também:

Taxa de turismo agora é lei em Caldas Novas; entenda valores definidos

MPE pede que PSDB seja multado por falsa acusação contra prefeito de Caldas Novas

Cachoeira com formato de caracol se torna atração favorita de turistas de Goiás

O post Prefeito de Caldas Novas revoga taxa de turismo apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.