Americanas (AMER3): O que está por trás da disparada de 54% no último pregão do ano?

americanas

(Imagem: REUTERS/Ueslei Marcelino)

As ações da Americanas (AMER3) engataram disparada de mais de 50% nesta segunda-feira (30), último pregão do ano. Por volta de 12h45 (horário de Brasília), os papéis subiam 25,65%, a R$ 6,47. Na máxima do dia, até o mesmo horário, AMER3 disparou 54,17%, a R$ 7,94.

No pano de fundo, o Ibovespa (IBOV), principal índice da Bolsa brasileira também sobe nesta segunda, com alta de 0,24%, a 120.558 pontos por volta de 12h25. Somado a isso, os juros futuros em queda acrescentam um toque de otimismo para segmentos como o varejo.

  • LEIA AQUI: Fique por dentro dos melhores conteúdos do Money Times sem pagar nada por isso; saiba como

Ainda, hoje ocorre o fim do período de lock-up — período em que os investidores não podem se desfazer das ações — de aproxinadamente 6,67% das ações emitidas pela companhia e entregues aos credores no processo de aumento de capital, conforme previsto no plano de recuperação judicial no acordo de lock-up com credores.

Esse mecanismo impede a volatilidade excessiva e a flipagem nos primeiros dias de negociação da ação.

A partir desta segunda (30), conforme comunicado da varejista enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) no dia 16 de dezembro, os credores que receberam automaticamente as ações e bônus de subscrição via Central Depositária de Renda Variável da B3, não deverão adotar nenhum procedimento para a próxima e as subsequentes liberações dos períodos de lock-up.

Isso porque serão liberadas automaticamente pela B3 em suas carteiras, sendo possível visualizar a sua posição atualizada no fechamento do dia 30 de dezembro de 2024, junto a corretora.

Já no caso dos credores que não se enquadram neste caso e cujas ações e bônus de subscrição foram
entregues e se encontram no ambiente escritural do Itaú, caso queiram negociá-las, após decorrido os respectivos prazos de liberação previstos acordo de lock-up, ou simplesmente mantê-las em ambiente de Bolsa, deverão realizar o preenchimento do formulário OTA (Ordem de Transferência de Ações), específico para o evento Americanas, junto à corretora de destino.

  • Dólar e Selic nas alturas: o que esperar do mercado para o próximo ano? Confira tudo o que você precisa saber para começar o ano bem no Giro do Mercado.

++ Notícias

  • Tempo real: Mercado se prepara para o último pregão do ano e projeções do Focus

  • Ibovespa (IBOV) abre último pregão do ano em alta, com Focus no radar; 5 coisas para saber ao investir hoje (30)

  • Ibovespa cai 1% e perde os 122 mil pontos, no último pregão antes do Natal

  • Apenas 27% das empresas elevaram suas metas ambientais no último ano, diz estudo

  • Pássaros, pesadelo dos pilotos, estão por trás de muitos acidentes aéreos

O post Americanas (AMER3): O que está por trás da disparada de 54% no último pregão do ano? apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.