Mísseis russos podem ter atingido avião que caiu no Cazaquistão

Um acidente envolvendo uma aeronave em Aktau, no Cazaquistão, na quarta-feira, 25, pode ter ocorrido em consequência de mísseis, conforme reportagens da mídia internacional.

A princípio, a Autoridade de Aviação da Rússia, conhecida como Favt (Agência Federal de Transporte Aéreo), atribuiu a queda a uma decisão do piloto de realizar um pouso de emergência nas proximidades de Aktau, após uma colisão com aves.

Segundo a Euronews, representantes oficiais da investigação informaram que alguns dos passageiros que sobreviveram ao incidente com o E190 da Azerbaijan Airlines relataram ter escutado uma explosão enquanto se aproximavam da cidade de Grozny, na Chechênia, região da Rússia.

Adicionalmente, a Euronews destacou uma reportagem do veículo internacional ANewsZ, no Azerbaijão, que indicou ter recebido confirmação de uma fonte militar russa de que “os danos na aeronave indicam que ela pode ter sido acidentalmente atingida por um sistema de mísseis de defesa aérea (SAM)”.

Grozny, que é a capital da Chechênia, uma república russa, não está diretamente envolvida no conflito, mas a cidade é conhecida por ser a base das forças chamadas “Kadyrovtsy”, ligadas ao líder checheno Ramzan Kadyrov, o que levanta a possibilidade de haver um sistema de defesa aérea na área.

Até agora, o governo russo não comentou oficialmente sobre a tragédia. Ramzan Kadyrov, que lidera a Chechênia, manifestou suas condolências em um comunicado e indicou que alguns dos sobreviventes recebendo cuidados hospitalares estão em condição crítica.

O líder também mencionou que ele e outros fariam preces pela rápida recuperação dos feridos. O voo da Azerbaijan Airlines partiu de Baku, a capital do Azerbaijão, e estava destinado a Grozny, na Rússia, transportando 67 pessoas.

O acidente com a aeronave, fabricada pela Embraer, empresa brasileira de aeronáutica, resultou na morte de pelo menos 38 passageiros. De acordo com as autoridades azerbaijanas, de onde decolou o voo, há pelo menos 28 sobreviventes.

Leia também:

  • Passageiro grava caos dentro de avião que caiu em Aktau, Cazaquistão; Veja o vídeo
  • Embraer lamenta queda de avião no Cazaquistão e reforça apoio às investigações

O post Mísseis russos podem ter atingido avião que caiu no Cazaquistão apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.