Lula faz novos exames e está liberado para voltar a Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez uma tomografia na cabeça, na manhã de hoje, que mostrou que ele está bem, com a cognição “perfeita” e, portanto, liberado para viajar, segundo a equipe médica. O exame fazia parte do protocolo pós-operatório. Agora, com a alta médica, ele voltará a Brasília, onde retomará a sua agenda de trabalho. As viagens internacionais, porém, ainda vão ter que esperar.

“O exame está melhor até. O estado geral dele é bom, e a equipe médica o liberou para ir a Brasília no dia de hoje. Ele deve ir mais tarde. A dra. Ana [Helena Germoglio] vai acompanhá-lo em Brasília daqui para a frente nessas próximas semanas, onde vai fazer exames de controle”, explicou o médico Roberto Kalil.

Leia mais

Ele afirmou ainda que “o hematoma [na cabeça] não existe mais” e foi feito apenas “um controle tomográfico após uma cirurgia desse porte”. A única orientação na recuperação agora é não fazer exercícios físicos. “Mas, obviamente ele vai ter as atividades normais, porque a parte de cognição está perfeita, pode trabalhar. Basicamente, [a restrição] é exercício físico”, disse Kalil. Segundo a médica Ana Germoglio, o presidente deve passar o Natal e o Ano Novo em Brasília. Os exames serão repetidos daqui a dez dias.

Na sexta, o petista já vai se encontrar com ministros do governo, mas, em vez da tradicional reunião ministerial de fim de ano, será um almoço. O formato menos rígido do encontro, que deve acontecer na Granja do Torto, residência de campo da Presidência da República, tem como objetivo poupar o presidente, que ainda precisará manter repouso relativo.

O petista ficou internado na semana passada para realizar uma cirurgia de emergência na cabeça para drenar um sangramento – ainda em decorrência de uma queda que sofreu no banheiro em outubro. Lula teve alta do hospital no domingo (15), mas ficou esses dias em sua casa em São Paulo para aguardar a realização do exame desta quinta.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.