Povos indígenas ocupam as ruas de Brasília em defesa da Constituição

Com o lema “Apib Somos Todos Nós: Nosso Futuro Não Está à Venda!”, milhares de indígenas marcham nesta terça-feira (11) pelas ruas de Brasília e participam de sessão solene na Câmara dos Deputados como parte da programação da 21ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), que será realizado até a próxima sexta-feira (11) no Complexo Cultural Funarte.

O Acampamento Terra Livre é organizado pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), entiadade que este ano faz 20 anos.

Leia mais: Lula demarca mais três terras indígenas e diz que deixará legado na área

“Nós, povos indígenas, seguimos em luta para que a Constituição seja respeitada. Isso passa pela garantia e implementação de nossos direitos, pelo respeito às instituições e pela escuta ao movimento indígena. Só assim poderemos fortalecer, de fato, a democracia brasileira”, afirma Dinamam Tuxá, coordenador executivo da Apib.

Entre os temas debatidos na plenária principal do ATL estão os conflitos em territórios indígenas, a criação da Comissão Nacional da Verdade Indígena (CNVI), a Câmara de Conciliação do Supremo Tribunal Federal (STF), a transição energética justa e a resistência LGBTQIA+.

No Congresso, a Câmara dos Deputados receberá mais de 500 lideranças indígenas para uma sessão solene em homenagem às duas décadas da Articulação. O momento é organizado pela deputada federal Célia Xakriabá, da Bancada do Cocar.

Pela tarde, o movimento indígena discutirá a proposta da CNIV e os conflitos em territórios indígenas. Um ato contra a violência aos povos indígenas também será realizado na tenda principal do acampamento.

A mobilização está estruturada em cinco eixos: “Apib Somos Todos Nós”, “Resistência e Conquista”, “Desconstitucionalização de Direitos”, “Fortalecendo a Democracia” e “Em Defesa do Futuro – A Resposta Somos Nós”.

Com informações da Ascom/Apib

O post Povos indígenas ocupam as ruas de Brasília em defesa da Constituição apareceu primeiro em Vermelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.