Primeira-ministra da Dinamarca vai visitar a Groenlândia após novas ameaças

A primeira-ministra dinamarquesa, Mette Frederiksen, fará uma excursão à Groenlândia a partir desta quarta-feira, 2. O esforço visa fortalecer a comunidade entre os dois países enquanto os Estados Unidos, liderado pelo presidente Donald Trump, ameaçam tomar a ilha.

Na agenda de Mette está um encontro com o novo primeiro-ministro da Groenlândia, Jens-Frederik Nilsen, e membros do governo de coalizão.

Na última sexta-feira, o vice-presidente dos Estados Unidos, JD Vance, foi a uma base militar do país no noroeste da Groenlândia e reforçou a ideia de Trump de que a ilha é algo vital para a segurança nacional dos Estados Unidos. A maioria da população da ilha é contra a ideia da Groenlândia se tornar parte dos EUA.

“Tenho o mais profundo respeito por como o povo e os políticos groenlandeses estão lidando com a grande pressão sobre a Groenlândia”, disse Frederiksen na declaração. “A situação exige unidade entre os partidos políticos; entre os países da comunidade; e cooperação de forma respeitosa e igualitária.”

A Groenlândia faz parte da Dinamarca há séculos e, desde 1979, tem seu próprio governo. A maioria dos políticos da ilha querem a independência total da Dinamarca.

A presidente da Comissão Europeia, Úrsula von der Leyen, rejeitou projetos dos Estados Unidos para a ilha, afirmando que “merece parceiros que os respeitem e os tratem como iguais”.

“Estamos firmemente com a Groenlândia e a Dinamarca. Apoiamos fortemente sua soberania e integridade territorial, e seu direito de traçar seu próprio curso”, von der Leyen disse ao jornal Corriere della Sera.

Leia também

Trump diz que pode anexar Canadá, Groenlândia, mudar nome do Golfo do México e tomar Canal do Panamá

O post Primeira-ministra da Dinamarca vai visitar a Groenlândia após novas ameaças apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.