O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) realizou, nessa quinta-feira, 26, o seminário “Nos Trilhos do Patrimônio: Pactuação para uma Gestão Compartilhada”. O evento foi realizado na Superintendência do Iphan em Goiás e teve discussões importantes sobre a socialização, a sustentabilidade e a gestão compartilhada do patrimônio ferroviário no estado.
No evento, foram realizadas palestras sobre legislação aplicada ao patrimônio ferroviário e desafios da destinação de espaços do tipo para eventos culturais e sociais. Além disso, aconteceu debate sobre as perspectivas futuras para a gestão compartilhada desses bens.
Entre as atribuições do Iphan está a gestão do patrimônio ferroviário, bem como os instrumentos legais de proteção e as possibilidades de financiamento por meio das leis de incentivo à cultura e a repactuação dos planos de uso e manutenção das estações ferroviárias também estiveram na pauta.
“A presença de vários parceiros discutindo a questão permitiu que o problema das estações ferroviárias fosse analisado sob diferentes ângulos. Isso enriqueceu muito o debate e abriu uma nova atmosfera para se buscar a recuperação e a utilização sustentável daqueles bens”, destacou o superintendente do Iphan em Goiás, Gilvane Felipe.
Participaram do seminário prefeitos, secretários de cultura e gestores de estações ferroviárias. Também foram apresentadas possibilidades de acesso a recursos para manutenção e revitalização dos espaços, o que incentiva o desenvolvimento do turismo e da economia riativa em regiões atravessadas pela Estrada de Ferro Goyaz.
Também participaram especialistas e representantes de entidades como Ministério da Cultura (MinC), Secretaria do Patrimônio da União (SPU), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Secretaria Estadual de Cultura de Goiás (Secult-GO) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-GO).
Leia também
Iphan anuncia portaria de preservação para Acervo Art Déco de Goiânia
O post Iphan realiza seminário sobre gestão do patrimônio ferroviário em Goiás apareceu primeiro em Jornal Opção.