MP lança campanha para conscientizar a população sobre o descarte correto de resíduos sólidos em Goiás

A campanha Liga Cidade Limpa foi apresentada nesta quinta-feira, 10, aos gestores municipais com o objetivo de conscientizar sobre a correta destinação dos resíduos sólidos. O objetivo da apresentação, realizada em um seminário on-line (webinar), foi sensibilizar as cidades a aderir ao projeto de educação ambiental, que tem como principal foco os estudantes. 

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O evento, organizado pelo Ministério Público de Goiás (MPGO), em parceria com o governo estadual, contou com a participação de mais de 300 pessoas. Dentre os presentes estavam representantes do órgão e das prefeituras municipais, que debateram sobre os desafios na gestão de resíduos no Estado, em especial o encerramento dos lixões e a necessidade da efetiva implantação da coleta seletiva.  

“Acreditamos que é só com a participação ativa de toda a sociedade que poderemos alcançar uma mudança de hábitos e um novo olhar para o nosso papel na preservação do meio ambiente. A campanha Liga Cidade Limpa vem exatamente com esse propósito, de mobilizar, conscientizar, inspirar a mudança”, afirma a coordenadora da Área do Meio Ambiente e Consumidor do MPGO, Daniela Haun de Araújo Serafim.

A campanha 

O coordenador do Grupo de Atuação Especial de Defesa do Meio Ambiente (Gaema) do MP, Juliano de Barros Araújo, contou que a campanha surgiu a partir da execução do projeto institucional Todos Pela PERS, desenvolvido desde 2021 pelo órgão.

No projeto, foi identificada a necessidade de produzir um material de educação ambiental sobre o tema, com o fim de oferecê-lo às promotorias de Justiça e aos municípios, para que pudessem reproduzi-lo nas cidades goianas.

“A ideia foi trazer elementos para que os municípios possam fazer a educação ambiental de uma forma simples, didática. A questão dos resíduos é, justamente, tentar aproveitar ao máximo aquilo que tem valor econômico e que pode ser agregado de renda”, explicou.

O material da campanha tem como um de seus carros-chefe o gibi Aventuras da Turma do Super R. Além da publicação, o projeto conta com cartazes, banners, folders, adesivos e até material para busdoor (publicidade em ônibus). 

Foto: MPGO

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