Frei Lourenço Papin, frade de longa trajetória, morre aos 92 anos

Frei Lourenço Maria Papin, frade dominicano de 92 anos, faleceu neste domingo, 23, às 16h, em Goiânia, após uma batalha contra o câncer. Ele estava internado há 13 dias. Natural de Bernardino de Campos, no interior de São Paulo, o religioso teve uma longa trajetória de serviço à Igreja, com passagens significativas por várias cidades, incluindo Goiânia, onde residiu por dois períodos.

O velório de Frei Lourenço ocorrerá nesta segunda-feira, 24, na Igreja São Judas Tadeu, no Setor Coimbra, das 7h às 8h30, seguido pela Celebração Eucarística. Às 10h, o corpo será transladado para Bernardino de Campos, onde ocorrerá seu sepultamento.

O religioso se formou em filosofia e teologia na Itália, onde foi ordenado padre. Retornou ao Brasil em 1961, começando sua missão em Santa Cruz do Rio Pardo (SP), antes de atuar em Goiânia e São Paulo. Em sua passagem pela capital goiana, foi responsável por inovar as celebrações litúrgicas, introduzindo instrumentos como baterias nas missas para jovens, um grande diferencial na época.

Entre 1961 e 1974 ele atuou como produtor e apresentador do programa de televisão Pelos Caminhos da Vida, do Grupo Jaime Câmara. Nos últimos seis anos, retornou à cidade para cuidar de sua saúde, sendo acolhido pela Comunidade Samaritana, dedicada ao cuidado dos frades dominicanos.

Em 2024, Frei Lourenço presidiu a missa comemorativa dos 150 anos da imigração italiana no Brasil, uma das últimas grandes celebrações em que esteve à frente. Seu legado de dedicação à Igreja e à comunidade permanece vivo no coração daqueles que acompanharam sua trajetória.

Confira o testemunho de vida de Frei Lourenço Maria Papin

Missa de Corpo presente Frei Lourenço M. Papin

Leia mais Morre a cantora Lílian Knapp, aos 76 anos;

O post Frei Lourenço Papin, frade de longa trajetória, morre aos 92 anos apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.