Apesar do inegável sucesso do PIX e sua adoção pelos brasileiros, muitos não acreditaram no potencial da ferramenta. O depoimento veio do coordenador do Banco Central, Fábio Araújo, durante um evento no Rio de Janeiro. Nesta terça-feira, 13, ele participou do “Finance of Tomorrow”, evento paralelo do G20, com apoio da prefeitura do RJ e do Banco Central. As informações são do UOL, que cobriu o evento com a repórter Giuliana Saringer.
“O Pix é fácil de louvar. Mas até o parto, tiveram vários problemas. Teve CEO de banco grande dizendo que isso não ia dar certo”
coordenador do BC, Fábio Araújo
Afinal, se aquele processo todo seria apenas uma alternativa mais rápida de realizar um TED, “para que fazer isso?”, teria questionado o executivo não exposto.
Atualmente existem aproximadamente 780 milhões de chaves PIX, e o número segue em crescente. Segundo o Banco Central, apenas no mês de junho, R$ 2,2 trilhões circularam através dessa ferramenta.
O modelo impactou o sistema financeiro porque resolveu um problema que as pessoas não percebiam que enfrentavam. Os usuários do PIX passaram a andar sem cartão ou dinheiro, apenas com o celular, até mesmo os seus hábitos foram alterados.
Leia também:
PIX de 1 centavo? 2023 registrou mais de 35 milhões de transações do tipo
BC atualiza regras do Pix para evitar fraudes; entenda
PIX registra 200 milhões de transações e bate recorde na sexta-feira, informa Banco Central
O post Funcionário do BC relata que um grande CEO de um banco duvidava do PIX apareceu primeiro em Jornal Opção.