Mabel define propostas de melhoria do transporte coletivo de Goiânia

O pré-candidato a prefeito de Goiânia, Sandro Mabel (União Brasil), afirmou que tem um plano para melhorar o transporte público de Goiânia. De acordo com ele, foi feito um amplo estudo que deve se transformar em propostas ao seu plano de governo. “Vamos renovar 100% da frota de ônibus em circulação de Goiânia em menos de três anos”, disse. As propostas deverão ser apresentadas durante a campanha.

Mabel afirma que a frota do transporte coletivo da capital tem mais de 20 anos e, nesse tempo, os ônibus velhos só foram substituídos por seminovos. “Existem cerca de 1,2 mil ônibus em circulação em Goiânia e pouco mais de 100 como frota reserva. Todos já muito usados e com pouco conforto para usuários e motoristas. Temos um plano moderno e exequível para revitalizarmos o transporte público da nossa capital”, explica.

De acordo com ele, sua proposta deve focar na substituição gradual da frota antiga por veículos novos. “Serão aproximadamente 200 ônibus novos a cada seis meses, dando prioridade para as linhas de maior movimento. Com um detalhe importante: todos terão ar-condicionado, porque precisamos garantir também maior conforto aos passageiros e motoristas. Podem ter certeza: estes investimentos serão realizados pelas empresas do setor”, diz.

O pré-candidato acredita que seu plano pode contemplar investimentos da Prefeitura para a melhoria e modernização do transporte público da capital. “Já realizamos reuniões com a equipe do governador Ronaldo Caiado que cuida desta área na Região Metropolitana. Vamos fazer um trabalho conjunto, da Prefeitura, Estado e empresas para a renovação completa da frota e aos investimentos necessários”, afirmou.

Trânsito

Outro ponto citado por Mabel é o trânsito que, segundo ele, tem pontos de estrangulamento na capital. Ele explica que busca estudar soluções de curto e médio prazo. “A prioridade é o transporte público, mas até para o ônibus andar mais rápido precisamos eliminar os gargalos”, diz. Nesta semana, por exemplo, esteve no cruzamento das Avenidas Transbraziliana e Feira de Santana, no Parque Amazônia. “Estamos em período de férias escolares e mesmo assim há congestionamentos. São vários pontos que precisam de investimentos. Neste local um elevado ou uma trincheira resolveria”, afirma.

“Goiânia tem muitos pontos de gargalo no trânsito, tem inúmeros problemas que podem ser resolvidos com mudança de sinalização ou com intervenções simples. Também temos pontos que vão demandar obras mais estruturantes. A Prefeitura tem dinheiro para fazer estas obras, mas falta gestão. Vamos cuidar de todos esses estrangulamentos no trânsito que hoje são sinônimo de estresse e dor de cabeça, vamos dar uma solução. Não pensamos uma cidade para veículos, mas para melhorar a vida das pessoas”, completou.

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