Polícia Federal prende hacker suspeito de invadir sistemas da PF e de instituições internacionais

A Polícia Federal (PF) prendeu nesta quarta-feira um hacker suspeito de invadir os sistemas da Polícia Federal e de instituições internacionais, como a fabricante europeia de aeronaves Airbus e a Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos. Ele foi detido preventivamente em Belo Horizonte. Os agentes também cumpriram um mandado de busca em seu endereço.

Segundo a PF, o suspeito seria o responsável por duas publicações feitas em 2020 e 2022 que vendiam dados da Polícia Federal. Conforme a corporação, ele deve responder pelo crime de invasão de dispositivo informático, qualificado pela obtenção de informações, com causa de aumento de pena pela comercialização dos dados obtidos.

“O preso se vangloriava de ser o responsável por diversas invasões cibernéticas realizadas em alguns países, afirmando, em sites na internet, ter divulgado dados sensíveis de 80.000 membros da InfraGard, uma parceria entre o Federal Bureau Investigation (FBI) e entidades privadas de infraestrutura crítica dos Estados Unidos da América”, diz a nota da Polícia Federal.

A operação recebeu o nome de Data Breach, que se refere a ataques cibernéticos que culminaram no vazamento e roubo de informações de confidenciais.

++ Notícias

  • Alerta de tempestade solar ameaça sistemas de energia nos EUA

  • “Precisamos de bancos para integrar blockchain em seus sistemas”, diz sócio do BTG Pactual

  • Não se mexe em instituições que estão funcionando, diz Barroso após pauta anti-STF avançar na Câmara

  • Nobel de Economia 2024 vai para trio que estuda como instituições afetam a prosperidade dos países

  • Sócio de laboratório suspeito de emitir laudos que causaram transplante de órgãos com HIV é preso

O post Polícia Federal prende hacker suspeito de invadir sistemas da PF e de instituições internacionais apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.