Ubirajara Galli, um Pilar da Cultura Goiana toma posse na Academia Goianiense de Letras

*Abílio Wolney Aires Neto

Ubirajara Galli, nascido em Pires do Rio-GO é uma das figuras mais proeminentes do cenário cultural goiano. Filho de Ludgero Carolino Soares Vieira e Elisa Galli Vieira, ambos odontólogos, Galli iniciou sua trajetória escolar em sua cidade natal e concluiu o ensino médio em Goiânia. Formou-se em Administração de Empresas pela Faculdade Anhangüera, atual Uni-Anhanguera.

Ainda jovem, demonstrou interesse por diversas manifestações artísticas, especialmente a música, participando de festivais como compositor e cantor. Sua afinidade com a cultura local se expressou em parcerias musicais com nomes como Adalto Bento Leal e Nildo Santos. Ao longo de sua carreira, ocupou posições de destaque em várias instituições culturais, como diretor da Casa de Cultura Altamiro de Moura Pacheco, membro do Conselho de Cultura do Município de Goiânia e presidente da Academia Goiana de Letras, entre outras.

Seu envolvimento com a literatura é vasto, com publicações que abrangem poesia, contos, biografias e historiografia. Galli estreou na literatura com Poemas e Papos em 1977, um livro de poemas que já indicava seu olhar sensível e atento às questões humanas. Ao longo dos anos, ele lançou diversas obras poéticas, como A Fábula do Êxtase (1982), Poemas Balzaquianos (1986) e Amor Inverso (1990), mostrando sua versatilidade e profundidade no gênero.

Além de poeta, Galli se destacou como historiador e biógrafo, com uma série de livros voltados para a preservação da memória de Goiás. Entre eles, destacam-se A História da Indústria Gráfica em Goiás (2004), A História da Mineração em Goiás (2005) e Os Anhangueras em Goiás e Outras Histórias da Família (2007). Essas obras revelam seu compromisso com o registro e a valorização da história regional.

Como biógrafo, Galli trouxe à tona as trajetórias de personalidades marcantes, como em Orlando Alves Carneiro – Iluminado Empreendedor (2006) e José Mendonça Teles – Um Filme que Fica (2014). Seu trabalho é uma importante contribuição para o resgate e a manutenção da memória cultural e social de Goiás.

Além de sua produção literária, Galli desempenhou papéis fundamentais na gestão cultural em Goiás, promovendo e incentivando a criação artística e o estudo da história do estado. Como presidente da União Brasileira de Escritores – Seção Goiás (UBE-GO) e da Academia Goiana de Letras, ele deixou um legado de liderança e compromisso com o fortalecimento das artes no estado.

Ubirajara Galli é uma figura essencial para a cultura goiana, cujas contribuições transcendem a literatura e alcançam a preservação histórica e o fomento às artes. Com uma obra prolífica e um engajamento constante, ele continua a ser um farol para as novas gerações de escritores e artistas em Goiás.

*Abilio Wolney Aires Neto

Abílio Wolney Aires Neto | Foto: Acervo Pessoal
  • Juiz de Direito titular da 9ª Vara Civel de Goiania.
  • Delegado Adjunto da ABRAME-GO
  • Expositor espírita, ex- Presidente do Núcleo Espirita Casa de Jesus em Anápolis-GO, onde é co-mantenedor com Delnil Batista, o presidente.
  • Co-fundador/mantenedor do Lar de Maria em Dianópolis-TO.
  • Titular da Cadeira 9 da Academia Goiana de Letras, Cadeira 23 do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás -IHGG, Membro da União Brasileira de Escritores-GO e de outras Instituições literárias.
  • Graduando em Jornalismo.
  • Acadêmico de Filosofia e de História.
  • Autor de 15 livros de história regional, poemas, crônicas, 3 de Direito. Em ebook inédito: Cristianismo Espírita.

O post Ubirajara Galli, um Pilar da Cultura Goiana toma posse na Academia Goianiense de Letras apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.