Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50% e cita cautela com inflação em comunicado

Em uma decisão unânime e alinhado com o consenso do mercado, o Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) manteve a taxa básica de juros na faixa entre 5,25% e 5,50% ao ano. No comunicado, o Fed argumentou que dados recentes mostram que a economia continua a se expandir em ritmo sólido. Apesar da inflação ter desacelerado no último ano, o Fed também afirma que ela segue elevada.

Entretanto, reconhece que nos últimos meses houve um pouco mais de progresso em direção à meta de 2%. Assim como os especialistas ouvidos pela EXAME Invest anteciparam, o Fed afirmou novamente que precisa de mais confiança para cortar juros: “Não esperamos que seja apropriado cortar juros até haver mais confiança na inflação”, diz em comunicado.

O Fed ressaltou, inclusive, que está “preparado para ajustar a postura da política monetária se surgirem riscos que possam impedir a obtenção das metas do Comitê.”

O comunicado, em certo modo, repetiu o que já era aguardado pelos investidores, mas alguns pontos “novos” chamaram a atenção. O Fed substituiu a avaliação sobre ganhos de empregos de “seguiu forte” para “moderou”. Outro ponto foi a troca da avaliação de que está atento à inflação para “atento aos dois lados do mandato”. O Fed, atualmente, possui um mandato duplo: controlar a inflação e manter o mercado de trabalho estável.

José Maria Silva, coordenador de alocação e inteligência da Avenue, também cita que como destaque no comunicado a parte onde o Fed muda de “a inflação permanece elevada” para “a inflação permanece um tanto elevada”. “Ambas alterações mostram um tom mais dovish do Fed”, explica Silva.

++ Notícias

  • Lula faz balanço e compara cita governo Bolsonaro em pronunciamento de rádio e TV

  • PIB dos EUA acelera e taxa anualizada vai a 2,8% no 2º trimestre

  • Desemprego no Brasil cai para 6,9% em junho, menor taxa para o mês desde 2014

  • Califórnia mantém motoristas de Uber e Lyft sem vínculo trabalhista

  • Eleições nos EUA: como interpretar as pesquisas entre Kamala e Trump desta semana?

O post Fed mantém taxa de juros entre 5,25% e 5,50% e cita cautela com inflação em comunicado apareceu primeiro em Market Insider.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.