O partido de oposição Vontad Popular denunciou que o Freddy Superlano foi detido pelas forças de segurança venezuelanas nesta terça-feira, 30. Um vídeo publicado pela sigla mostra o momento que o carro onde o político estava é interceptado pelos militares e ele é retirado à força e colocado em um caminhão. Durante a abordagem, ele se desfaz do celular.
Veja o momento da prisão
Quem é Freddy Superlano
Superlano é fundado do partido criado em Barinas, no sudoeste do País. Ele é formado em engenharia de sistema e educação e atuou como professor. Foi deputado da Assembleia Nacional da Venezuela após ser eleito em 2015.
Apesar de ter vencido o pleito que disputou em 2021, ele foi inabilitado para exercer cargos públicos pelo Supremo Tribunal de Justiça. Superlano também se candidatou ao governo de Barinas, mas foi derrotado por Argenis Chávez, irmão do falecido presidente Hugo Chávez.
O partido de Freddy disse, após a prisão, que o País enfrenta uma “escalada repressiva” em meio aos protestos contra a reeleição de Nicolás Maduro. “Devemos denunciar responsavelmente ao país que há poucos minutos foi sequestrado o nosso coordenador político nacional, Freddy Superlano”.
“Exigimos a sua libertação imediata e o respeito pelos seus direitos humanos, esta escalada de repressão e perseguição por parte de Nicolás Maduro deve parar e reconhecer que o povo venezuelano decidiu mudar, e que a mudança é irreversível. O mundo inteiro está assistindo”, comentou o partido.
Presos em protesto
Segundo a ONG Fórum Penal, 749 pessoas foram detidas desde segunda-feira, 29. Foram registrados ainda seis óbitos. A informação foi confirmada pelo procurador-geral do Ministério Público, Tarek William Saab que relatou ainda 48 militares feridos durante os protestos que contestam o resultado das eleições no País.
O Itamaraty emitiu um alerta na noite desta segunda-feira, 29, para brasileiros residentes ou que planejam viagem ao País. “Em vista dos recentes acontecimentos na Venezuela, o Ministério das Relações Exteriores recomenda que brasileiros e brasileiras residentes, em trânsito ou com viagem marcada no país acompanhem a página e as mídias sociais da Embaixada do Brasil em Caracas, mantenham-se informados sobre a situação de segurança nas áreas onde se encontram e evitem aglomerações”, diz o comunicado.
Leia também:
Venezuela expulsa diplomatas de países que contestam eleição
Manifestantes protestam em Caracas após declaração de vitória de Maduro; estátua de Chávez é derrubada
O post Líder de partido da oposição na Venezuela é detido, veja o momento da prisão apareceu primeiro em Jornal Opção.