Sem cargo público, Janja tem honrarias de Chefe de Estado nas Olimpíadas

A primeira-dama do Brasil, Rosângela Lula da Silva, mais conhecida como “Janja” irá representar o país oficialmente na abertura dos Jogos Olímpicos de 2024, que começam nesta sexta-feira.

Em decreto assinado pelo então presidente da República, Jair Bolsonaro, apenas seletas autoridades, das quais não estão incluídas primeiras-damas, são autorizadas a fazer uso de aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB).

Na capital francesa, Paris, a primeira-dama teve desembarque prioritário e saiu por uma área reservada à autoridades. O governo francês optou por dar este tratamento à Janja pois ela estará representando, de maneira oficial, o presidente da república, Lula (PT).

Leia mais

De acordo com a coluna de Lauro Jardim, Janja desembarcou em Paris no início da tarde de ontem. Ela foi recepcionada pela prefeita Anne Hidalgo na sede da administração da capital francesa. Em imagens publicadas pela própria Anne, as duas aparecem se abraçando. “Prazer em encontrar, Janja Lula, primeira-dama do Brasil! Bem-vinda a Paris”, publicou a prefeita parisiense.

Ainda de acordo com a nota de Lauro Jardim, Janja está hospedada na residência oficial do embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares.

Apesar de a agenda ainda não ter sido divulgada, Janja deve aproveitar a viagem para realizar algumas ações voltadas para a Aliança Global Contra a Fome e contra a Pobreza, principal pauta do mandato brasileiro no G20.

A primeira-dama estará na tribuna de honra junto com o presidente da França, Emmanuel Macron, da primeira-dama Brigitte Macron e outros chefes de Estado. Janja não será a única a primeira-dama a cumprir esse papel. Jill Biden também estará na cerimônia em nome do presidente americano Joe Biden.

Com informações do Jornal O Globo e do Diário do Poder.

Leia menos

Adicionar aos favoritos o Link permanente.