A resposta do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) sobre os aposentados e pensionistas que sofreram descontos indevidos e, há mais de 15 dias, questionaram presencialmente os valores deve estar disponível a partir desta segunda-feira, 16. Assim como na contestação, para conferir a resposta basta comparecer a uma agência dos Correios. Segundo a entidade, mais de 3 milhões de pessoas disseram não ter autorizado os descontos para as associações.
Esta opção de atendimento presencial nos Correios foi pensada para àqueles que encontraram dificuldades no aplicativo “Meu INSS” ou com a Central 135. Nestes 15 dias de atendimento, mais de 488 mil aposentados e pensionistas compareceram a uma agência dos Correios para questionar débitos não autorizados. Para quem conseguiu contestar a situação on-line, o resultado pode ser conferido presencialmente ou pelo aplicativo.
O prazo para ressarcimento dos beneficiários ainda não foi estipulado. O Governo Federal espera decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para anunciar o calendário de restituição. Mesmo assim, INSS afirma que o governo quer agilizar os pagamentos bloqueando bens daqueles que aplicaram as fraudes. A Advocacia-Geral da União (AGU) solicitou à Justiça o bloqueio de quase R$ 3 bilhões de 12 entidades associativas e seus dirigentes, além de solicitar ao Supremo, por meio de ação judicial, abertura de crédito extraordinário para devolução dos valores descontados.
O valor total do rombo causado pela fraude ainda não foi calculado pela entidade. Conforme disse o presidente do INSS, Gilberto Waller, em entrevista coletiva na última sexta-feira, 13, o valor ainda não pode ser determinado. Segundo ele, se todas as 3,1 milhões de contestações feitas até o momento forem procedentes, o dano deve chegar a R$ 1,8 bilhão, sem considerar a correção. Se corrigido, o valor seria de cerca de R$ 2,1 bilhões.
O esquema de fraudes do INSS é investigado pela Polícia Federal.
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