Mabel recebe plano para turismo de Goiânia e defende captação de eventos de grande porte

O prefeito Sandro Mabel (UB) reafirmou a estratégia de impulsionar o turismo na capital por meio de eventos, negócios e da área musical. Durante a apresentação do Plano Estratégico de Desenvolvimento Turístico de Goiânia (PEDT GYN), ele destacou que a capital trabalha para captar eventos de grande porte e criar o espaço “Cidade da Música”. Além de buscar desenvolver rotas turísticas na cidade voltadas para as atrações.

“O objetivo do plano é claro: fazer com que Goiânia avance no turismo de maneira estruturada. A cidade já possui características naturais para isso – é acolhedora, nosso povo é receptivo e a cidade é bonita. Temos música, restaurantes e diversas áreas de diversão. Queremos, cada vez mais, atrair visitantes e criar rotas dentro da cidade”, afirmou o prefeito. Por exemplo, uma rota voltada ao estilo Art Déco e outra, a “Rota Hard Rock”, que será lançada com foco no turismo cultural.

Mabel também contou sobre o seu plano para o espaço “Cidade da Música”, um lugar para 100 mil pessoas para receber grandes espetáculos musicais e culturais. Anteriormente, o prefeito citou que a ideia era implantar a estrutura no Parque Estadual Altamiro de Moura Pacheco. “Uma iniciativa bacana para o turismo, igual o ‘Rock in Rio’, com três palcos voltados para o lago”, contou o prefeito, em janeiro.

Na sequência, o chefe do Executivo comentou a respeito do andamento de grandes eventos e sobre Goiânia receber uma etapa do MotoGP no próximo ano. Ele também citou o Congresso Nacional da União Nacional dos Estudantes (UNE), antecipado pelo Jornal Opção, e a tentativa de trazer o Campeonato Mundial de Voleibol de Praia para a capital. Fora a largada do Rally dos Sertões que será no dia 26 de julho na capital.

Para isso, a presidente defende a divulgação de eventos e atrações em todas as redes sociais e nos sites da Prefeitura de Goiânia. Além disso, pretende lançar o Calendário Integrado de Eventos, que poderá ser acessado por meio de um QR Code, em conjunto com os Centros de Atendimento ao Turista (CATs).

“A informação precisa ser difundida até se tornar algo notório em todo o Brasil. Para que Goiânia se torne uma referência, isso depende de cada um de nós. Por isso, convoco todos os goianienses a conhecerem melhor o que há de melhor em nossa cidade. Uma das nossas principais dificuldades é a mídia, mas queremos fazer uma divulgação constante com outdoors, por exemplo, na medida do possível dentro das condições financeiras do município”, defendeu a titular do GoiâniaTur.

Com ações previstas para modernização da infraestrutura turística, a ampliação dos serviços oferecidos aos visitantes e a capacitação de trabalhadores da área, PDET GYN foi construído por meio de parceria entre a GoiâniaTur, Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade, Fecomércio-GO, Goiás Turismo e Sebrae.

Para o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, o objetivo do plano é transformar a cidade em um polo turístico. “Quando o turista vem, ele investe e gasta em todos os segmentos. Ele consome na gastronomia, utiliza o transporte, se hospeda na hotelaria, e isso movimenta toda a cadeia produtiva do comércio, dos serviços e do turismo. (…) Com o plano, esperamos atrair mais investimentos e tornar Goiânia, cada vez mais, uma cidade mais atrativa para o turismo”, defendeu.

Rotas por Goiânia

Segundo a presidente do GoiâniaTur, algumas rotas já foram criadas pela capital e o plano fortalecer as existentes e criar outras. “Agora temos um plano estruturado, feito com base técnica e ouvindo todo o trade e a sociedade. Isso é muito importante, já que garante a continuidade dos serviços públicos e dos projetos”, pontuou.

Nárcia comentou sobre a criação de um “city tour”, com passeis pela capital para promover o turismo interno. “Vamos mostrar aos próprios goianienses e aos visitantes o que a cidade tem de melhor. Ainda estamos trabalhando no projeto, mas a ideia é envolver uma equipe técnica, jornalistas e formadores de opinião”, contou.

Voos para Goiânia

A partir de agosto, a Azul suspenderá os voos diretos de Goiânia para Cuiabá e de Maceió para Goiânia. A respeito da situação, a presidente da GoiâniaTur afirmou que a pasta está articulando para ampliar o número de rotas nacionais envolvendo o Aeroporto Santa Genoveva. Ela também destacou que teve reuniões com a CCR Aeroportos, empresa que administra o aeroporto da capital goiana.

“Estamos articulando novos voos, algo que o prefeito tem liderado, e sabemos da importância disso. No entanto, o mercado é dinâmico. Estamos atentos e, junto à nossa equipe do Observatório do Turismo, temos buscado dados para demonstrar a viabilidade das novas rotas”, afirmou a titular do Turismo da capital.

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