Candidata a prefeita aparece com machado em campanha e promete destruir “indústria da multa”

A candidata à prefeitura de Senador Canedo, Izaura Cardoso (PSD), gravou um vídeo segurando um machado em uma via pública, onde ameaçou derrubar um radar de velocidade. Durante a gravação, ela afirmou que iria “acabar com a indústria da multa” no município e sugeriu que, se necessário, usaria o objeto para resolver o problema.

“Não há como negar que a Prefeitura de Senador Canedo se transformou em uma máquina de arrecadar dinheiro por meio de multas de trânsito”, afirma a candidata a prefeita do município. “Temos três vezes menos habitantes do que Aparecida e aplica-se aqui quase a mesma quantidade de multas”, compara. Entre os 246 municípios, Senador Canedo é a quinta cidade goiana em número de multas aplicadas.

Acabar com a indústria da multa é uma das principais promessas da candidata, que, se eleita, vai fazer um estudo para eliminar o excesso de radares, mantendo a segurança no trânsito, mas sem punir a população. Ela pretende aprimorar a política de trânsito, priorizando a educação e prevenção.

“Vamos retirar esse excesso de radares que tem como única função arrecadar recursos às custas do motorista da cidade. Precisamos fortalecer essas entidades, tanto a Guarda quanto a SMT, e dar mais autonomia de trabalho a elas. Mas vamos acabar com essa indústria da multa”, decretou Cardoso.

Izaura é esposa do senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), que é candidato a prefeito em Goiânia.

Izaura em vídeo com machado | Foto: Redes Sociais

Comparação com demais municípios

Nos últimos quatro anos, o município aplicou 439 mil multas, e a quantidade de penalidades cresce a cada ano. Considerando a população de, 155 mil habitantes, seria como se cada morador da cidade tivesse cometido três infrações desde 2020. Só em 2022, a prefeitura aplicou 148 mil multas, ou seja, praticamente uma para cada habitante da cidade.

Aparecida de Goiânia, que tem cerca de 530 mil habitantes, mais que o triplo de Senador Canedo, registrou no mesmo período praticamente a mesma quantidade de infrações de trânsito, 459 mil. Situação parecida ocorre em relação a Rio Verde, que tem 255 mil habitantes e aplicou uma quantidade só um pouco maior que Senador Canedo desde 2021, 489 mil penalidades de trânsito.

Dados oficiais do Detran-GO indicam um aumento expressivo no número de multas de trânsito aplicadas em Senador Canedo desde 2021, primeiro ano da atual gestão municipal. Em 2020, foram cerca de 50 mil multas registradas, enquanto em 2021 esse número quase dobrou, superando 99 mil autuações. O volume continuou crescendo, e, no total, já foram aplicadas quase 500 mil multas na cidade, que tem uma população de menos de 170 mil habitantes.

O post Candidata a prefeita aparece com machado em campanha e promete destruir “indústria da multa” apareceu primeiro em Jornal Opção.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.