O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ordenou que todos os consulados dos Estados Unidos no mundo pausem a concessão de vistos de estudantes. A informação foi veiculada em reportagem do site “Politico”, dos Estados Unidos e confirmada por fontes do governo no Brasil pela Globo.
Ainda não há pronunciamento oficial do governo dos EUA sobre a decisão. Porém, de acordo com o “Politico”, uma fonte da diplomacia do país afirmou que o governo Trump também considera passar a analisar as redes sociais de todos os solicitantes desse tipo de visto — necessário para quem pretende fazer qualquer curso nos Estados Unidos.
Com a nova diretriz em análise, o governo determinou a suspensão temporária do processo de emissão novos vistos. Um comunicado interno foi enviado orientando a suspensão de entrevistas com candidatos, última etapa do processo de solicitação do visto de estudos.
A suspensão ocorre após o governo Trump proibir a Universidade Harvard, a mais prestigiosa do país, de ter alunos estrangeiros. Harvard vem se negando a adotar medidas exigidas por Trump.
“Sem seus estudantes internacionais, Harvard não é Harvard”, disse a instituição, que tem 389 anos. “Com um golpe de caneta, o governo tentou apagar um quarto do corpo estudantil de Harvard — estudantes que contribuem significativamente para a universidade e sua missão.”
Leia também
Lula coordena ação do Itamaraty para evitar sanções a Alexandre de Moraes
O post Trump manda pausar concessão de vistos para estudantes apareceu primeiro em Jornal Opção.