10 cursos que abrem portas para aprendizes

Sede do senac, em Vitória, oferece cursos dentro do Programa Jovem Aprendiz

|  Foto:
Conteúdo Especial

O Senac tem investido na transformação de vidas por meio do Programa Senac de Aprendizagem. Somente em 2024, um total de 3.680 jovens tiveram suas trajetórias impactadas positivamente com a inserção protegida no mundo do trabalho.No Espírito Santo, o programa conta com 10 cursos no portfólio, voltados à qualificação profissional de adolescentes e jovens, e está presente de forma presencial em 20 municípios capixabas. Essa capilaridade garante que a oportunidade chegue a quem mais precisa, em diferentes regiões.“O Programa Jovem Aprendiz do Senac Espírito Santo é uma iniciativa que transforma trajetórias, abre portas e contribui ativamente para o desenvolvimento social do nosso Estado. Acreditamos que oferecer oportunidades com formação técnico-metódica, acompanhamento e desenvolvimento humano é fundamental para construir um futuro mais justo, digno e promissor para a juventude capixaba”, comenta Ana Claudia Braga Schmittid, gerente de Oferta Educacional e Social do Senac ES.Mas o impacto vai além da formação profissional. O Programa Jovem Aprendiz é, hoje, a única forma legal de inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho de maneira protegida, segura e acompanhada. Isso significa não apenas o cumprimento de uma legislação, mas um verdadeiro compromisso com a dignidade, com os direitos e com o combate ao trabalho infantil.Cada jovem atendido pelo programa carrega consigo um futuro de possibilidades. Eles não apenas aprendem uma profissão — desenvolvem autonomia, cidadania e confiança. E cada empresa que participa se torna parte dessa rede de transformação.Os cursos com maior adesão são Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados, Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos e Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo, por atenderem a uma gama mais ampla de empresas.No âmbito do Programa de Aprendizagem Profissional, o Espírito Santo, em consonância com a Política Nacional de Aprendizagem e as diretrizes do Senac ES, adota como princípio prioritário a inserção de adolescentes entre 14 e 18 anos incompletos, especialmente aqueles em situação de vulnerabilidade social, como forma de garantir a proteção integral e o direito à profissionalização.Aprendizado para a vidaQuem já foi aprendiz é Cristiny de Souza dos Reis, 18 anos, que participou do programa de aprendizagem do Senac no ano de 2023, finalizado em 2024. Para ela, o programa trouxe aprendizado para a vida.

|  Foto:
Conteúdo Especial

O programa de aprendizagem para mim foi algo surreal. Me trouxe visões diferentes sobre a vida e até mesmo sobre o ambiente de trabalho. Fui Jovem Aprendiz da empresa Senac Vitória e absorvi muitos ensinamentos, tanto na sala de aula, com os instrutores, quanto com os profissionais do Senac.
Entrei com uma expectativa de aprender e me tornar alguém melhor e com um coração maior e uma visão melhor. Como trabalhei na área social do Senac, tive a visão aberta e desenvolvi muitas habilidades emocionais, e até mesmo mais empatia, e aprendi a olhar com mais amor para as causas sociais. O Senac me trouxe mais do que aprendizado sobre administração, me trouxe aprendizado sobre a vida.

,

Como fazer para ser um jovem aprendizInscriçãoA inscrição é realizada por meio de parcerias com empresas, divulgação nas redes sociais e através de um formulário de interesse com inscrições espontâneas dos adolescentes e/ou jovens interessados. Disponível em: https://www.es. senac.br/aprendizagemPré-requisitosTer entre 14 e 18 anos incompletos (exceto para pessoas com deficiência, para as quais não há limite de idade)Estar matriculado e frequentando a escola (caso não tenha concluído o ensino médio)Ter disponibilidade para cumprir a carga horária do curso e das atividades práticas na empresa.Importância do Jovem AprendizPara o aluno: Oferece a oportunidade de inserir o jovem no mundo do trabalho de forma orientada e protegida, com vivência prática e formação teórica. Ele contribui para o desenvolvimento de competências profissionais, sociais e pessoais, ampliando horizontes e aumentando as chances de empregabilidade futura.Para a empresa: Ao contratar aprendizes, a empresa cumpre seu papel social, fortalece a cultura organizacional e contribui para a formação de novos talentos. Além disso, tem a oportunidade de moldar futuros profissionais alinhados com seus valores e necessidades.Os 10 cursos ofertados1 – Aprendizagem Profissional em Comércio de Bens, Serviços e Turismo2 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Farmácias e Drogarias3 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Alimentação Escolar4 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Desenvolvimento de Softwares5 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos em Instituições de Saúde6 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Administrativos7 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços Comerciais8 –  Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Supermercados9 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Vendas10 – Aprendizagem Profissional de Qualificação em Serviços de Operações Logísticas

Sede do senac, em Vitória, oferece cursos dentro do Programa Jovem Aprendiz

|  Foto:
Conteúdo Especial

Acompanhamento

O contrato de aprendizagem é uma modalidade especial de trabalho com finalidade educativa, na qual o jovem realiza atividades práticas sob a supervisão de um monitor e acompanhamento pedagógico. Cada jovem atendido pelo programa carrega consigo um futuro de possibilidades. Eles não apenas aprendem uma profissão, desenvolvem autonomia e confiança.

,

Ana Claudia Braga, gerente de Oferta Educacional e Social

|  Foto:
Conteúdo Especial

Transformação

Acreditamos no poder transformador da educação. O programa Jovem Aprendiz é uma ponte entre a juventude e o mercado de trabalho, promovendo cidadania, qualificação profissional e inclusão social. É gratificante ver esses jovens crescendo, se desenvolvendo e construindo novos futuros. No Senac, temos orgulho de contribuir com essa trajetória.

,

Richardson Schmittel, diretor regional do Senac Espírito Santo

|  Foto:
Conteúdo Especial

Adicionar aos favoritos o Link permanente.