
Os felinos que são monitorados pela ONG Onçafari que atua com a conservação de espécies ameaçadas. O registro impressionante foi feito pelo biólogo Lucas Morgado e compartilhado nas redes sociais. Momento raro: onça-pintada ensina filhotes a caçar emas no Pantanal
A onça-pintada Aroeira e seus filhotes, foram flagrados durante um raro momento de caça, em Miranda (MS), no Pantanal de Mato Grosso do Sul. Os felinos que são monitorados pela ONG Onçafari que atua com a conservação de espécies ameaçadas, estavam perseguindo emas. Veja o vídeo acima.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
O registro impressionante foi feito pelo biólogo Lucas Morgado e compartilhado nas redes sociais.
“Nem toda investida de uma onça-pintada é bem sucedida. Nesse dia, apesar da persistência da família de onças, as emas conseguiram escapar!”, explica o Onçafari.
LEIA TAMBÉM:
VÍDEO: encontro selvagem no meio de safari termina com briga entre onças-pintadas no Pantanal de MS
De acordo com Lucas, o momento o avistamento da caçada em família foi especial. “Momento único!”.
Como filhotes aprendem de onça aprendem a caçar?
Caçada no Pantanal de Mato Grosso do Sul.
Lucas Morgado
De acordo com a bióloga Maila Souza, onças-pintadas ensinam seus filhotes a caçar por exemplo e prática gradual.
“Nos primeiros meses de vida, os filhotes vão ser totalmente dependentes da mãe, as com o passar do tempo se inicia a introdução à carne, eles começam a observar e repetir o que está vendo a mãe fazer para conseguir o alimento”.
Primeiras fases: Quando nascem, os filhotes ficam totalmente dependentes da mãe. Ela os amamenta por cerca de 3 a 6 meses.
Introdução à carne: Por volta de 2 meses, a mãe começa a levar carne para eles. Isso inicia o contato com presas.
Observação e imitação: Conforme crescem, os filhotes acompanham a mãe nas caçadas. Observam como ela se aproxima da presa e o momento do ataque.
Treino prático: A mãe pode capturar presas vivas e deixá-las mais debilitadas para que os filhotes possam praticar o ataque e a finalização.
Independência: Por volta de 1 ano e meio a 2 anos, os filhotes já estão aptos a caçar sozinhos e se tornam independentes.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: